/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Duzentos e cinquenta agentes comunitários de saúde devem receber, até sexta-feira, 20, orientações sobre câncer no geral e o de pele



Agentes de saúde recebem orientações sobre câncer de pele

Duzentos e cinquenta agentes comunitários de saúde devem receber, até sexta-feira, 20, orientações sobre câncer no geral e o de pele, considerado o segundo de maior incidência no Estado. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Câncer e Câncer de Pele, aberta nesta segunda-feira, 16, em Boa Vista.

Nesta segunda, equipes da Coordenadoria Geral de Atenção Especializada, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), estiveram na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus) e na Escola Estadual Maria Teresa Maciel, no bairro Caranã, e distribuíram saches de 10 gramas de protetor solar, doados por uma farmácia de manipulação local.

Segundo a diretora do Departamento de Política da Atenção Oncológica, Liliana Bezerra, a ideia é estimular o uso do protetor solar por agentes comunitários de saúde e incentivar que esses profissionais sejam multiplicadores das orientações sobre prevenção do câncer em geral e o de pele.

Dados
Segundo o sistema de dados da Vigilância Epidemiológica, no ano passado foram confirmados 207 casos de câncer de pele em Roraima. Um, com idade entre 15 e 19 anos; cinco, de 20 a 29 anos; 12, de 30 a 39 anos; 22, de 40 a 49 anos; 19, de 50 a 59 anos; 39, de 60 a 69 anos; 37, de 70 a 79 anos; 11, acima de 80 e 61 casos com idade ignorada (sem que o paciente tenha informado a idade).

Tabagismo
As ações também atendem às orientações sobre doenças causadas pelo tabagismo. Dez escolas da rede pública de ensino recebem esta semana palestras sobre os malefícios causados pelo uso do cigarro.


As orientações estão sendo ministradas por acadêmicos da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), pertencentes à Liga Acadêmica de Oncologia.

As escolas contempladas são: Monteiro Lobato, Ana Libória, Gonçalves Dias, Maria das Dores, Oswaldo Cruz, Professor Severino Cavalcante, Ayrton Senna, Camilo Dias, Senador Hélio da Costa Campos e Tancredo Neves.

Além das orientações, são distribuídos materiais gráficos, como cartazes e folderes informativos.

FONTE:www.bvnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO