/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Deputado comemora aprovação da lei que regulamenta profissão do agente de saúde

raimundgoms

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) comemorou, nesta quinta-feira, ao desembarcar em Fortaleza, a aprovação, pelo plenário da Câmara, da PEC dos Agentes de Saúde (391/09). A emenda, de sua autoria, prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos Estados e municípios. A matéria, segundo informou, ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara, o que ocorrerá na próxima semana.

O texto aprovado por unanimidade (382 votos), nessa noite de quarta-feira, é o do substitutivo da comissão especial sobre o tema, de autoria da deputada Fátima Bezerra (PT-RN). A principal novidade em relação à proposta original, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é a ajuda financeira que a União deverá dar aos estados e municípios para o cumprimento do piso nacional.

“Haverá a complementação com recursos da União para que estejam garantidas as condições de trabalho e o piso salarial profissional, que vai ser definido por lei.”, afirmou o deputado Maurício Rands (PT-PE).

Valorização salarial

As mudanças alcançam os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que já haviam sido beneficiados pela Emenda Constitucional 51, aprovada em 2006. Ela permitiu a efetivação de cerca de 154 mil agentes que trabalhavam sem contratos.

Atividades regulamentadas

A PEC tem o objetivo de garantir que o repasse do governo federal relativo aos agentes de saúde para as prefeituras seja usado, integralmente, no pagamento dos salários desses trabalhadores (que são 300 mil em todo o País). O repasse mensal hoje é de R$ 651 por trabalhador, mas muitas prefeituras usam esses recursos para outros fins.

A regulamentação das atividades desses profissionais já existe (Lei 11.350/06). Entre as suas atribuições, está a de atuar na prevenção de doenças e na promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, segundo diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa mesma lei, já estão previstos para os agentes contratados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aumentos do vencimento básico até julho de 2011, dentro da reestruturação de salários feita pelo Executivo em 2008.”

(Este Blog, Agência Câmara e foto de Paulo Moska)

FONTE:blog.opovo.com.br: por Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO