/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 21 de novembro de 2009

Acontece hoje, das 8h às 12h, o “Dia D para o combater o Aedes aegypti


Zoonoses visitou 500 mil imóveis para o combater o Aedes aegypti

Acontece hoje, das 8h às 12h, o “Dia D” de combate à dengue em vários pontos da cidade. A iniciativa visa sensibilizar a população quanto aos riscos da doença e como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Atividades - Centenas de pessoas estarão envolvidas nas atividades educativas hoje. A ação terá blitz educativa, entrega de panfletos, adesivos, materiais informativos e orientações para a população. O “Dia D” neste ano tem como tema “Unidos contra a Dengue. Você é o melhor agente de saúde de sua casa”, e tem como objetivo a conscientização, ressalta André Luiz Ribeiro, diretor do Departamento de Controle no Centro Municipal de Zoonoses.

Dados – André Luiz relata que, do início de janeiro até 23 de outubro, foram contabilizadas 498.557 visitas em todos os tipos de imóveis existentes no município de Uberaba, entre residências, prédios, terrenos baldios, construções e casas abandonadas. Nos pontos comerciais como ferros velhos, borracharias, cemitérios, clubes e outros, o trabalho é feito quinzenalmente. Em relação aos pneus, foram 2.729 atendimentos, coletadas 59.529 unidades, resultando em 691.072,0kg, tendo como destino o eco ponto, local de acondicionamento dos pneus recolhidos na cidade. Desde a sua entrada até a saída, todos eles são tratados com larvicida e adulticida, e o recolhimento é efetuado pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip)”, informa Ribeiro. “Nos mutirões de limpeza realizados no período de janeiro a junho deste ano, foram vistoriados 54.059 imóveis, retirando cerca de 216 caminhões com possíveis criadouros do mosquito. O mutirão já passou pelos bairros Jardim Triângulo, Jardim Indianópolis, Vila Planalto, Vila Raquel e Fabrício, recolhendo cerca de 16 caminhões até o momento. O Índice de Levantamento Rápido do Aedes aegypti (Lira) realizado em outubro, resultou em nível médio de infestação predial em 0,97%, quase 1%, número considerado tolerável pelo Ministério da Saúde”, frisa André Luiz.

Fiscalizações - Fabiana Leal Fonseca, chefe de Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), explica que neste ano haverá blitze educativas que estarão concentradas em vários pontos diferentes da cidade, como av. Odilon Fernandes, av. Prudente de Morais, av. Santa Beatriz, av. Gabriel Junqueira, av. Lucas Borges e av. Edilson Lamartine Mendes, centro e calçadão da rua Artur Machado. Informação – Leal observa que no calçadão a população receberá orientações e materiais informativos e nas blitze estarão presentes os guardas municipais, que irão abordar os motoristas, e os agentes de saúde, que realizarão o trabalho de conscientização. “O melhor método para se combater a dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, que é feita em ambientes úmidos ou em águas paradas. O foco da dengue pode aparecer em qualquer lugar que contenha acúmulo de água. Não é apenas no Dia D que todos devem fazer sua prevenção, mas todos os dias. Hoje esse manifesto é muito importante para a conscientização da população e evitar que o mosquito transmissor da dengue se prolifere”, destaca Leal. O programa tem como parceria a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Controle de Zoonoses, Secretaria de Governo, Settrans, Superintendência de Projetos e Parceriais Intersetoriais (Seppai) e Tiro de Guerra.

fonte:www.jornaldeuberaba.com.br:
Sandro Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO