/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Projeto Educanvisa já começa a dar resultados feito pelos agentes de endemias!!




O coordenador da Vigilância Sanitária conversa com os alunos, utilizando o material didático do projeto

O projeto de Educação em Vigilância Sanitária – Educanvisa -, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Vigilância Sanitária de Poços e em parceria com a Secretaria de Educação, já começa a dar resultados.

Na tarde desta terça-feira (6), alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari participaram de uma palestra com o coordenador da Vigilância Sanitária, Leandro Valente e também com a agente de endemias Graziela Cristina Barbosa. O objetivo é a multiplicação de informações corretas e pertinentes quanto ao uso racional de medicamentos, conservação de alimentos e atitudes sanitárias que melhorem a qualidade de vida do cidadão.

Esta é a terceira escola a receber o primeiro módulo do projeto, que já foi desenvolvido na E. M. Vitalina Rossi e E. M. Irmão José Gregório. Na primeira fase, oito escolas da rede municipal receberão as atividades. Poços de Caldas está entre os seis municípios mineiros selecionados para participar do projeto Educanvisa. Nos dias 13 e 14 de agosto, 17 professores das escolas municipais e um técnico da Vigilância Sanitária participaram de uma capacitação realizada na Anvisa, em Brasília, onde os educadores puderam ter acesso a materiais e técnicas pedagógicas sobre o uso consciente de medicamentos, tema deste módulo.

Os professores desenvolvem os conteúdos durante as aulas, utilizando jogos específicos. “São jogos fundamentados nos conceitos de Vigilância. Cada professora vai apresentar os projetos desenvolvidos com os alunos em Brasília, provavelmente no fim do ano”, explica o coordenador Leandro Valente. Caso o trabalho seja avaliado positivamente, Poços se credencia para participar dos novos módulos do projeto, capacitando mais professores. A cada oito meses, é escolhido um novo tema.“Foi definido pela Anvisa que a faixa etária de oito a dez anos é a que tem uma resposta melhor na atuação em casa. Além disso, o material didático exige que o aluno já seja alfabetizado”, completa.

Multiplicadores
O objetivo do Educanvisa é conscientizar a comunidade local em relação aos riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, influenciado pela propaganda. Para atingir este resultado, o projeto capacita professores da educação básica de escolas públicas e profissionais de vigilância sanitária para aplicar o conteúdo em sala de aula. Com o projeto, o aluno também se torna um multiplicador do conhecimento, repassando o que aprendeu na escola aos seus familiares, amigos e vizinhos.

“É um projeto que visa à prevenção e o melhor meio para desenvolver isso é trabalhar com os formadores de conhecimento, na escola. Nós já observamos os resultados. Primeiro, foi feita uma sondagem com os pais e alunos sobre o conhecimento prévio dos assuntos e depois a introdução dos temas como saúde e educação, vigilância sanitária, alimentação e uso racional de medicamentos. Nós já observamos uma melhora, por exemplo, na alimentação das crianças e no armazenamento de medicamentos em casa. Os primeiros resultados desse processo já começam a aparecer”, destaca a professora Ana Maria Lobo de Carvalho.

A Anvisa mantém um acompanhamento online do projeto. Na E. M. Wilson Hedy Molinari estão sendo feitas análises de livro didático e elaboração de dois jogos. Além disso, está prevista a realização de uma campanha sobre o uso correto de medicamentos, envolvendo todo o município. “A cada um minuto, 23 pessoas são intoxicadas por automedicação. Este é um índice muito alto que precisa ser trabalhado não só com as crianças, como também com toda a comunidade”, finaliza a professora.


As crianças participam da palestra com perguntas sobre o uso prático dos conteúdos trabalhadosFONTE:www.pocosdecaldas.mg.gov.br/

Prefeitura de Poços de Caldas 2009 - Todos os direitos Reservados
Av. Francisco Salles, 343, Centro - CEP: 37701-013 | Tel: (35)3697-2000
Desenvolvido por UDZagência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO