/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ACS NA LUTA CONTRA OBESIDADE INFANTIL!!



Agentes comunitários de saúde informam sobre obesidade infantil

Durante todo o dia de ontem, agentes do Programa Municipal de Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), juntamente com a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mirian Drevnovicz, estiveram envolvidos em uma atividade educativa com orientações e distribuição de materiais informativos sobre combate e prevenção da obesidade infantil no Largo Dr. Pio. A iniciativa faz parte da 1ª Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil.

A agente social, Angélica Nobre, que trabalha junto à comunidade do Bolaxa, informou que atividades de divulgação sobre o tema são muito importantes, uma vez que a obesidade infantil vem aumentando em função de desinformação e, principalmente, da praticidade que as mães encontram em oferecer um alimento industrializado. “Acaba tornando-se mais fácil comprar um refrigerante e um pacote de bolachinhas recheadas para o lanche a preparar algo mais saudável como suco de frutas e sanduíche”, disse.


A nutricionista disse que no Brasil existe uma tendência muito grande em seguir a cultura americana, e com as questões alimentares não é diferente. Mirian explicou ainda que cultivar uma alimentação saudável, além de ser imprescindível para garantir uma boa saúde, também faz muito bem para o bolso. “Pois, além de ser muito mais barato preparar os alimentos em casa a comprar na rua, posteriormente quem se alimenta bem não precisará gastar com remédios específicos em farmácias”, complementou.


O agente comunitario de saúde Aladir Monteiro alertou para os riscos da obesidade infantil, que pode acabar gerando problemas mais sérios de saúde como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, aumento de colesterol e problemas articulares e ósseos. Para tanto, os agentes enumeraram uma série de ações que podem prevenir a obesidade, entre elas, citaram a importância de ter uma alimentação variada e colorida, fazer, no mínimo, cinco refeições por dia, fazer uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, comer feijão e arroz pelo menos cinco vezes por semana, tomar um copo de leite ou iogurte diariamente, evitar alimentos gordurosos e frituras, preferindo sempre alimentos assados, grelhados ou cozidos, evitar refrigerantes, diminuir o consumo de guloseimas, diminuir a quantidade de sal nas refeições e beber bastante água.


Amanhã, 15, a comitiva estará novamente com a atividade no Largo Dr. Pio, das 10h às 16h, à disposição das pessoas que queiram buscar informação ou tirar dúvidas a respeito da doença.


Tatiane Fernandes

fonte:/www.jornalagora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO