Frente Parlamentar de apoio aos agentes de saúde realiza seminário em Cuiabá
Da assessoria
A Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias, presidida pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) e a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias do Estado de Mato Grosso (Adacse- MT), realizam amanhã o 15° Seminário Regional que será realizado no município de Cuiabá."A Frente Parlamentará é o canal de apoio dos agentes comunitários e de combate às endemias de todo país. Esses profissionais são os responsáveis pelo programa de saúde preventiva e a Lei deve ser cumprida" ressalta Valtenir.
A Frente tem como missão buscar o cumprimento da Emenda Constitucional n.º 51/2006, que assegura aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias uma relação estável com o poder público. Os municípios são obrigados a considerar os processos seletivos como concurso público e, ao mesmo tempo, reconhecer vínculos empregatícios.
A profissão de Agente Comunitário de Saúde foi criada pela Lei n° 10.507, de 10 de julho de 2002 e regulamentada pela Lei Federal nº 11.350 de 14 de fevereiro de 2006.
No Brasil, segundo com dados do Ministério da Saúde, 180.300 agentes comunitários trabalham em 5.100 municípios, atingindo 54% da população brasileira, cerca de 94 milhões de pessoas. O Ministério não tem um número de profissionais que exercem o cargo de agentes de combate às endemias porque a contratação é feita tanto pelo município como também pelo estado e governo federal.
Fonte: Thaís FONTE:/www.olhardireto.com.br/
precisamos de noticias atualizadas sobre oresultado do aumento.
ResponderExcluirboa tarde, sou acs na cidade de santa carmem mt
ResponderExcluire gostaria de saber noticias de dinora acs
pois ela veio nos visitar aki e foi convidada p/ participar da mostra de saude q acontacera aki nos dias 25 27 de agosto gostaria de ter esta confirmacao. obrigada