Agentes Comunitários de Saúde participam do I Simpósio de prevenção às Doenças
Uma parceria entre a prefeitura municipal de Porto Velho
Uma parceria entre a prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde e várias entidades como Centro de Educação Técnico Profissional da Área de Saúde (Cetas), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Policia Rodoviária Federal (PRF), Agência de Vigilância Sanitária (AGEVISA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), secretaria municipal de Trânsito (Semtran), Observatório de Violência e Programa de Educação Tutorial (PET), resultou no primeiro Simpósio de prevenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis para Agentes Comunitários, aberto na manhã desta quarta feira,07, no auditório do Cetas, onde estavam presentes o secretário municipal adjunto da Saúde, Luis Eduardo Maiorquim, os representantes dos órgãos parceiros e os agentes comunitários.O principal objetivo do simpósio é capacitar os agentes na prevenção de doenças não transmissíveis e agravos que vêm ganhando importância nos últimos tempos por serem enfermidades do aparelho circulatório, as neoplasias (tumores), doenças endócrinas (que atacam as glândulas e contaminam o sangue) e também as causas consideradas externas, como acidentes, violências, obesidade, sedentarismo e outras que em Porto Velho já atingem índices de mais de 67%.
A maior conseqüência das DANTs é que elas são responsáveis por uma grande e crescente parcela de doenças no Brasil. Segundo especialistas, a causa é a transição epidemiológica e demográfica, alem da urbanização, mudanças de estilo de vida e a globalização.
Público alvo
Durante dois dias, cerca de 60 agentes comunitários de todas as unidades de saúde ue estão fazendo o curso técnico de ACS do município vão participar das palestras e oficinas durante dois dias, divididos em duas turmas. Os participantes vão adquirir mais conhecimento passando a trabalhar com as comunidades com mais condições de abordagem, aconselhamento e encaminhamento de problemas como a violência doméstica fazendo o atendimento de pacientes vítimas de violência sexual que devem primeiramente ser encaminhados a consulta médica e de enfermagem. Também estarão no cronograma, assuntos como a prevenção dos fatores de riscos como obesidade e sedentarismo. Sobre o trânsito, serão abordados desde os altos índices de acidentes, as causas e conseqüências, como também a necessidade da conscientização e da responsabilidade de cada motorista.
P R O G R A M A Ç Ã O
Dia 07 de outrubro - Quarta Feira
08:00-Inscrições e entrega de materiais
08:40 -Palestra: Painel das DANT – Régia Martins/Semusa
09:00 -Diabetes e Hipertensão – Ações dos ACS - Débora Bolonhesi/Unir
10:30 -Hiperdia – fichas - Anete Dias/Semusa
10:00 -Saúde do Trabalhador - Ivanice Velasques/Semusa
14:00 -Obesidade e Sedentarismo - Felipe Damião e Andréia Pereira/Unir
16:00 -Definindo Violências - Mabel Cristina do Nascimento/ Semusa
17:00 -Causas Externas e Violências - Ações do ACS - Débora Faria, Keila de Souza, Marcuce Souza/Unir
Dia 08 de outubro – Quinta Feira
FONTE:rondoniadinamica.com/
08:00 - Causas Externas e Violências (Epidemiologia): Ações do ACS (continuação)
Palestrantes: Débora Faria, Keila de Souza, Marcuce Souza/Unir
10:30 - Direção Defensiva aplicada a administração -Neusa Mathiazzo/PRF, Marli de Araújo/Detran e Herinelton Pantoja/Detran
14:30 -Dados Epidemiológicos – Detran - Hassan Hajazi/Detran
15:00 - Tabagismo e alcoolismo - Caren Juliana/Unir
16:00 - O papel do gestor e as violências - Maria Inês de Miranda
17:00 Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!