/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O principal objetivo do simpósio é capacitar os agentes comunitario de saúde na prevenção de doenças não transmissíveis


Agentes Comunitários de Saúde participam do I Simpósio de prevenção às Doenças

Uma parceria entre a prefeitura municipal de Porto Velho

Uma parceria entre a prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde e várias entidades como Centro de Educação Técnico Profissional da Área de Saúde (Cetas), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Policia Rodoviária Federal (PRF), Agência de Vigilância Sanitária (AGEVISA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), secretaria municipal de Trânsito (Semtran), Observatório de Violência e Programa de Educação Tutorial (PET), resultou no primeiro Simpósio de prevenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis para Agentes Comunitários, aberto na manhã desta quarta feira,07, no auditório do Cetas, onde estavam presentes o secretário municipal adjunto da Saúde, Luis Eduardo Maiorquim, os representantes dos órgãos parceiros e os agentes comunitários.

O principal objetivo do simpósio é capacitar os agentes na prevenção de doenças não transmissíveis e agravos que vêm ganhando importância nos últimos tempos por serem enfermidades do aparelho circulatório, as neoplasias (tumores), doenças endócrinas (que atacam as glândulas e contaminam o sangue) e também as causas consideradas externas, como acidentes, violências, obesidade, sedentarismo e outras que em Porto Velho já atingem índices de mais de 67%.

A maior conseqüência das DANTs é que elas são responsáveis por uma grande e crescente parcela de doenças no Brasil. Segundo especialistas, a causa é a transição epidemiológica e demográfica, alem da urbanização, mudanças de estilo de vida e a globalização.


Público alvo


Durante dois dias, cerca de 60 agentes comunitários de todas as unidades de saúde ue estão fazendo o curso técnico de ACS do município vão participar das palestras e oficinas durante dois dias, divididos em duas turmas. Os participantes vão adquirir mais conhecimento passando a trabalhar com as comunidades com mais condições de abordagem, aconselhamento e encaminhamento de problemas como a violência doméstica fazendo o atendimento de pacientes vítimas de violência sexual que devem primeiramente ser encaminhados a consulta médica e de enfermagem. Também estarão no cronograma, assuntos como a prevenção dos fatores de riscos como obesidade e sedentarismo. Sobre o trânsito, serão abordados desde os altos índices de acidentes, as causas e conseqüências, como também a necessidade da conscientização e da responsabilidade de cada motorista.


P R O G R A M A Ç Ã O

Dia 07 de outrubro - Quarta Feira


08:00-Inscrições e entrega de materiais

08:40 -Palestra: Painel das DANT – Régia Martins/Semusa

09:00 -Diabetes e Hipertensão – Ações dos ACS - Débora Bolonhesi/Unir

10:30 -Hiperdia – fichas - Anete Dias/Semusa

10:00 -Saúde do Trabalhador - Ivanice Velasques/Semusa

14:00 -Obesidade e Sedentarismo - Felipe Damião e Andréia Pereira/Unir

16:00 -Definindo Violências - Mabel Cristina do Nascimento/ Semusa

17:00 -Causas Externas e Violências - Ações do ACS - Débora Faria, Keila de Souza, Marcuce Souza/Unir


Dia 08 de outubro – Quinta Feira

FONTE:rondoniadinamica.com/


08:00 - Causas Externas e Violências (Epidemiologia): Ações do ACS (continuação)

Palestrantes: Débora Faria, Keila de Souza, Marcuce Souza/Unir

10:30 - Direção Defensiva aplicada a administração -Neusa Mathiazzo/PRF, Marli de Araújo/Detran e Herinelton Pantoja/Detran

14:30 -Dados Epidemiológicos – Detran - Hassan Hajazi/Detran

15:00 - Tabagismo e alcoolismo - Caren Juliana/Unir

16:00 - O papel do gestor e as violências - Maria Inês de Miranda

17:00 Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO