/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde



capacitação de Agente Comunitário de Saúde no SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola Técnica do SUS (Etsus), realizará até sexta-feira (23), no Praia Mar Hotel, o Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde. A quarta turma da capacitação é voltada à formação pedagógica de enfermeiros, técnicos da Etsus e da SES, totalizando 57 docentes facilitadores em 34 municípios das regionais de Zé Doca, Santa Inês, Pedreiras e Bacabal.


A secretária-adjunta de Ações Básicas de Saúde, Cristina Loyola, que participou da abertura dos trabalhos, disse que um dos maiores desafios da saúde no Brasil, e em especial do Maranhão, é a diminuição da mortalidade infantil. “A SES e a Etsus trabalham em parceria para formar pessoas que se importam em mudar a realidade do Maranhão”.


Entre os assuntos abordados no curso está política estadual de redução da mortalidade infantil, o método canguru e o fortalecimento das competências familiares. Os técnicos participarão de oficina para elaborar o plano estadual sobre a mortalidade infantil, com a presença do educador popular e antropólogo Tião Rocha.


Segundo a diretora do Etsus, Maria Tereza Seabra, o curso forma profissionais de saúde conhecedores da realidade do Maranhão, pois o técnico de saúde sabe das necessidades do município em que trabalha. “Os agentes comunitários são o elo entre as instituições de saúde e a comunidade”.


A metodologia e a formação pedagógica que os facilitadores receberem no curso serão transmitidas aos agentes comunitários, profissionais que levam prevenção, orientação e auxiliam a população no tratamento de doenças. “A escola técnica capacita os enfermeiros e são eles que vão formar os agentes comunitários de saúde dos 34 municípios participantes. O foco do curso é a redução da mortalidade infantil dentro do pacto assinado pela governadora Roseana Sarney, que atende a solicitação do Ministério da Saúde”, explicou Maria Tereza.



Programa

A implantação do Programa Agente Comunitário de Saúde, no município de Viana, foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta segunda-feira (19), no Praia Mar Hotel, durante a 3ª reunião da CIB. O secretário adjunto de Regionalização de Serviços de Saúde, José Márcio Soares Leite, que coordenava os trabalhos.

“O município foi visitado pela equipe da Atenção Básica de Saúde que constatou que a população necessita de serviços destes profissionais”. Também foram discutidos, durante o encontro, o projeto Olhar Brasil; o projeto para aquisição de equipamentos médico hospitalar para o Tarquínio Lopes; aquisição de equipamentos para unidades de saúde e habilitação do Hospital Geral de Caxias em vídeo cirurgia.

fonte;Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
fonte;
www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO