SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NOTICIAS DA PEC 391/09 DOS ACS/ACE!


INDICAÇÕES DO PARTIDO VERDE NA CÂMARA COLOCAM DR. TALMIR PARA INTEGRAR COMISSÕES TEMPORÁRIAS

Os deputados do Partido Verde: Dr. Talmir, Luiz Bassuma (BA) e o líder Edson Duarte, também baiano

Os deputados do Partido Verde: Dr. Talmir, Luiz Bassuma (BA) e o líder Edson Duarte, também baiano

Por Danilio Oliveira
Brasília DF

O Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Deputado Edson Duarte, indicou o Médico e Deputado Dr. Talmir (PV-SP), para integrar, na condição de Titular, a Comissão Especial destinada a elaborar parecer referente a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece o plano de carreira e piso salarial profissional nacional para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às epidemias.

Para o Deputado Dr. Talmir, é necessário o estabelecimento do piso salarial dos agentes Ccomunitario de saúde, pois garante a valorização dos serviços e do profissional. “Vamos lutar por um piso salarial justo à categoria, como fizemos aos profissionais de enfermagem, sou o representante do Partido Verde na Comissão.

fonte:www.drtalmir.com.br/

CONACS NA LUTA EM PROL DOS AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS !



Com a presença de 10 Deputados, foi instalada nessa quinta-feira a Comissão Especial da PEC 391/09.
Embora ontem 16 parlamentares tivessem confirmado a sua presença na seção de hoje, apenas 10 estavam presentes no momento da instalação da Comissão e eleição do seu Presidente.
O maior desafio do dia sem dúvida alguma foi garantir o quorum mínimo de parlamentares, primeiro para de 09 assinaturas para declarar a Comissão Especial aberta e em seguida, da presença em plenário de no mínimo 10 parlamentares para que se iniciasse a votação para o cargo de presidente.

E mais uma vez a mobilização da categoria fez a diferença, pois coordenados pela CONACS muitos ACS e ACE dos Estados de Goiás, Pernambuco, Maranhão Tocantins e Bahia, fizeram uma verdadeira perigrinação nos Gabinetes e corredores em busca dos Deputados membros da Comissão Especial da PEC 391/09.
Tanto esforço valeu a pena, pois a partir de agora, começa a contar o prazo de 10 seções para emendas à PEC 391/09 e em seguida já poderá ser apresentado o parecer do Relatora Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN).
A diretoria da CONACS esteve reunida essa semana em Luziânia, e entre outtras coisas, definiu um calendário de mobilização no Câmara de Deputados, estando programado a intensificação das mobilizações nas próximas semanas e ainda uma grande Marcha Nacional para os dias 10, 11 e 12 de novembro.

Ruth Brilhante, afirmou que : "temos que nos mobilizar mais, muito mais... e por isso a CONACS vai pedir ajuda dos ACS e ACE de todo o país... é agora ou nunca!"
Para a próxima semana, tememos estar prejudicado os trabalhos da Comissão Especial por causa do fim de semana prolongado, mas existe uma grande expectativa de que a PEC 391/09 seja apresentada em Plenário ainda no mês de novembro.
Lista dos Deputados Federais presentes na 1ª Sessão da Comissão Especial da PeC
391/09

fonte: conacs

AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS!



CAROS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS ENFIM MAS UM DIA COM MUITAS INFORMAÇÕES PARA A NOSSA CATEGORIA TENTAREI PASSAR AS INFORMAÇÕES BEM CLARAS E OBJETIVAS PARA MAIOR COMPREENSSÃO GOSTARIA DE AGRADECE MUITO,MUITO,MUITO MESMO PELAS AS VISITAS AO MEU BLOG A CADA DIA O NÚMEROS DE VISITAS ESTÁ AUMENTANDO GRAÇAS A VOCÊS ESTOU MUITO FELIZ!

JÁ FOI INSTALADA A COMISSÃO ESPECIAL QUE IRÁ ANALISAR Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09 QUE estabelecer plano de carreira e piso salarial profissional nacional para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias.


JÁ SABEMOS QUE A
Fátima Bezerra será a relatora da proposta de emenda constitucional (PEC 391/2009) QUE DEUS POSSA ABENÇOA-LA

E QUE O deputado Pedro Chaves (PMDB-GO) foi eleito presidente do colegiado DA COMISSÃO DA PEC 391/09 DOS ACS/ACE, e ainda não foi definida a data da próxima reunião.

POREM NOS PRECISAMOS ENTENDER O QUE IRA ACONTECER COM A PEC APÓS APROVAÇÃO NA COMISSÃO ESPECIAL? VEJA.
A PEC, após ser analisada pela comissão especial, seguirá para o Plenário, onde precisa ser aprovada em votação de dois turnos.

QUAL QUER DUVIDA PERGUNTE AO ACS ROBERTO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE PERGUNTAS DESDE JÁ AGRADEÇO!

ACS ROBERTO

3 comentários:

  1. Roberto sou agente de endemias, estou feliz pela pec, mas tbem preocupada, não sei se essa perocupação faz sentido, se o piso salarial seja de 930,00 que hoje seria dois salarios minimos, mesmo que a cada ano recebemos aumento relativo a inflação acumulada do ano anterior, esse aumento é inferior ao aumento do salario minino, eu penso que no futuro, o nosso piso salarial vai estar de um salario minino como nos dia de hoje.Veja, em janeiro o salario minimo vai passar pra 520,00, e a inflação acumulada desse ano o percentual vai ser bem menor em relação ao percentual do aumento do salario minimo. Outra preocupação, quem vai pagar esse salario, são os prefeitos? Nessa emenda é citada ajuda federal? Quero estar errada, mas os prefeito de pequenas prefeituras vão alegar não poderem pagar , o que pode acontecer de quererem dispensar os agentes por falta de verbas.Outra coisa , eu recebo insalubridade, premio e vale transportes, se só a prefeitura arcar como esse salario, podem deixar de pagar esses beneficios. Desculpe estar pedindo pra me esclarecer melhor tudo isso.Vou ficar aguardando sua resposta. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Roberto, sou ACE e estivemos eu e colegas reunidos com o secretário de saúde hoje e veja o que ele nos disse: que o piso qu é estabelecido pelo governo federal não significa que receberemos. pois o município tem seu orçamento só o compatível de nos pagar, portanto a verba é repassada em valor X e paga em valor Y pelo SUS, que é o que o município pode pg. iai, ele tem razão ou vamos brigar pela unanimidade nacional?

    ResponderExcluir
  3. Roberto, sou ACE e estive com meus colegas hoje reunidos com o secretário de saúde e veja o q ele nos disse: com o piso nacional não significa que vcs irão receber o mesmo, pois o município tem um orçamento que não pode ser quebrado, portanto toda lei nacional tem que se adequar ao município, iai, é verdade? ou temos que lutar pelo nosso piso ou o que eles aprovarem por aqui? Palmas - TO.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO