INDICAÇÕES DO PARTIDO VERDE NA CÂMARA COLOCAM DR. TALMIR PARA INTEGRAR COMISSÕES TEMPORÁRIAS
Por Danilio Oliveira
Brasília DF
O Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Deputado Edson Duarte, indicou o Médico e Deputado Dr. Talmir (PV-SP), para integrar, na condição de Titular, a Comissão Especial destinada a elaborar parecer referente a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece o plano de carreira e piso salarial profissional nacional para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às epidemias.
Para o Deputado Dr. Talmir, é necessário o estabelecimento do piso salarial dos agentes Ccomunitario de saúde, pois garante a valorização dos serviços e do profissional. “Vamos lutar por um piso salarial justo à categoria, como fizemos aos profissionais de enfermagem, sou o representante do Partido Verde na Comissão.fonte:www.drtalmir.com.br/
CONACS NA LUTA EM PROL DOS AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS !
Com a presença de 10 Deputados, foi instalada nessa quinta-feira a Comissão Especial da PEC 391/09.
Embora ontem 16 parlamentares tivessem confirmado a sua presença na seção de hoje, apenas 10 estavam presentes no momento da instalação da Comissão e eleição do seu Presidente.
O maior desafio do dia sem dúvida alguma foi garantir o quorum mínimo de parlamentares, primeiro para de 09 assinaturas para declarar a Comissão Especial aberta e em seguida, da presença em plenário de no mínimo 10 parlamentares para que se iniciasse a votação para o cargo de presidente.
E mais uma vez a mobilização da categoria fez a diferença, pois coordenados pela CONACS muitos ACS e ACE dos Estados de Goiás, Pernambuco, Maranhão Tocantins e Bahia, fizeram uma verdadeira perigrinação nos Gabinetes e corredores em busca dos Deputados membros da Comissão Especial da PEC 391/09.
Tanto esforço valeu a pena, pois a partir de agora, começa a contar o prazo de 10 seções para emendas à PEC 391/09 e em seguida já poderá ser apresentado o parecer do Relatora Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN).
A diretoria da CONACS esteve reunida essa semana em Luziânia, e entre outtras coisas, definiu um calendário de mobilização no Câmara de Deputados, estando programado a intensificação das mobilizações nas próximas semanas e ainda uma grande Marcha Nacional para os dias 10, 11 e 12 de novembro.
Ruth Brilhante, afirmou que : "temos que nos mobilizar mais, muito mais... e por isso a CONACS vai pedir ajuda dos ACS e ACE de todo o país... é agora ou nunca!"
Para a próxima semana, tememos estar prejudicado os trabalhos da Comissão Especial por causa do fim de semana prolongado, mas existe uma grande expectativa de que a PEC 391/09 seja apresentada em Plenário ainda no mês de novembro.
Lista dos Deputados Federais presentes na 1ª Sessão da Comissão Especial da PeC
391/09
fonte: conacs
AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS!
CAROS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS ENFIM MAS UM DIA COM MUITAS INFORMAÇÕES PARA A NOSSA CATEGORIA TENTAREI PASSAR AS INFORMAÇÕES BEM CLARAS E OBJETIVAS PARA MAIOR COMPREENSSÃO GOSTARIA DE AGRADECE MUITO,MUITO,MUITO MESMO PELAS AS VISITAS AO MEU BLOG A CADA DIA O NÚMEROS DE VISITAS ESTÁ AUMENTANDO GRAÇAS A VOCÊS ESTOU MUITO FELIZ!
JÁ FOI INSTALADA A COMISSÃO ESPECIAL QUE IRÁ ANALISAR Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09 QUE estabelecer plano de carreira e piso salarial profissional nacional para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias.
JÁ SABEMOS QUE A Fátima Bezerra será a relatora da proposta de emenda constitucional (PEC 391/2009) QUE DEUS POSSA ABENÇOA-LA
E QUE O deputado Pedro Chaves (PMDB-GO) foi eleito presidente do colegiado DA COMISSÃO DA PEC 391/09 DOS ACS/ACE, e ainda não foi definida a data da próxima reunião.
POREM NOS PRECISAMOS ENTENDER O QUE IRA ACONTECER COM A PEC APÓS APROVAÇÃO NA COMISSÃO ESPECIAL? VEJA. A PEC, após ser analisada pela comissão especial, seguirá para o Plenário, onde precisa ser aprovada em votação de dois turnos.
QUAL QUER DUVIDA PERGUNTE AO ACS ROBERTO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE PERGUNTAS DESDE JÁ AGRADEÇO!
ACS ROBERTO
Roberto sou agente de endemias, estou feliz pela pec, mas tbem preocupada, não sei se essa perocupação faz sentido, se o piso salarial seja de 930,00 que hoje seria dois salarios minimos, mesmo que a cada ano recebemos aumento relativo a inflação acumulada do ano anterior, esse aumento é inferior ao aumento do salario minino, eu penso que no futuro, o nosso piso salarial vai estar de um salario minino como nos dia de hoje.Veja, em janeiro o salario minimo vai passar pra 520,00, e a inflação acumulada desse ano o percentual vai ser bem menor em relação ao percentual do aumento do salario minimo. Outra preocupação, quem vai pagar esse salario, são os prefeitos? Nessa emenda é citada ajuda federal? Quero estar errada, mas os prefeito de pequenas prefeituras vão alegar não poderem pagar , o que pode acontecer de quererem dispensar os agentes por falta de verbas.Outra coisa , eu recebo insalubridade, premio e vale transportes, se só a prefeitura arcar como esse salario, podem deixar de pagar esses beneficios. Desculpe estar pedindo pra me esclarecer melhor tudo isso.Vou ficar aguardando sua resposta. Abraços
ResponderExcluirRoberto, sou ACE e estivemos eu e colegas reunidos com o secretário de saúde hoje e veja o que ele nos disse: que o piso qu é estabelecido pelo governo federal não significa que receberemos. pois o município tem seu orçamento só o compatível de nos pagar, portanto a verba é repassada em valor X e paga em valor Y pelo SUS, que é o que o município pode pg. iai, ele tem razão ou vamos brigar pela unanimidade nacional?
ResponderExcluirRoberto, sou ACE e estive com meus colegas hoje reunidos com o secretário de saúde e veja o q ele nos disse: com o piso nacional não significa que vcs irão receber o mesmo, pois o município tem um orçamento que não pode ser quebrado, portanto toda lei nacional tem que se adequar ao município, iai, é verdade? ou temos que lutar pelo nosso piso ou o que eles aprovarem por aqui? Palmas - TO.
ResponderExcluir