/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os agentes comunitários de saúde do Distrito Federal



Dia Nacional do Agente de Saúde é comemorado com entrega de kits

23/10/2009 - 15:42:52



Os agentes comunitários de saúde tiveram um motivo extra para comemorar o dia nacional da categoria. Nesta sexta-feira (23), os 1.240 profissionais do Distrito Federal receberam de presente um kit com filtro solar, calça, camisa, boné, capa de chuva, mochila, palm top e bicicleta. Em janeiro, o kit será complementado com aparelho de aferir pressão e estetoscópio. A distribuição será feita até o fim de novembro. O investimento foi de R$ 2,4 milhões.

“Além de entregarmos o kit, estamos acreditando no trabalho dos agentes que levam atenção às famílias carentes do DF. Queremos dar um reajuste salarial para a categoria que precisa ter dedicação exclusiva”, completou o governador.

Os profissionais que antes trabalhavam a pé e com roupas pessoais comemoraram o investimento. Leandro Melo, de 25 anos, é um deles. Agente comunitário há cinco anos ele acredita que o kit vai melhorar as condições de trabalho da categoria. “O palm top é o item mais esperado pois facilita o cadastro das famílias atendidas”, explica Melo, que atua em Santa Maria e atende a cerca de 200 famílias por mês.

Para a diretora do Programa Saúde da Família, Jacira Abrantes, o kit melhora a autoestima, mantém o servidor satisfeito e desenvolve melhor o trabalho dos profissionais. “O palm top fará toda a diferença na atuação dos profissionais, pois o cadastro das famílias sai do papel e fica informatizado”, comemora a diretora. “Vamos encaminhar um projeto para que os profissionais da área rural recebam como auxílio uma moto”, concluiu.

O secretário de saúde Augusto Carvalho exaltou a atividade dos agentes comunitários. “O trabalho deles fortalece o atendimento primário que é preventivo e desafoga o sistema público de saúde”.

Apenas 4% da comunidade carente do DF contava com os serviços dos agentes de saúde. Com a contratação de 400 novos profissionais, no último dia 21, esse número subiu para 14,8%. A ideia é atender a 50% da comunidade carente com a contratação de mais 1.800 por meio de concurso público, até o final do ano.


No inicio do governo existiam apenas 35 equipes para atender todo o DF. Com as novas contratações, 98 atuam no trabalho de prevenção e orientação na saúde. Cada uma atende a quatro mil pessoas.

Em dois anos e meio de governo, 5.574 profissionais da saúde foram contratados por meio de concurso público, superior ao número de contratações dos últimos dez anos. O Brasil conta com 30 mil agentes de saúde. Eles atendem 51% da população por meio do Programa Saúde da Família.

Agência Brasília

fonte:www.clicabrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO