/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE. QUER UM SALARIO DIGNO!!

Agentes comunitario de saúde estão mobilizados
Ricardo Marques

Categoria fez assembleia para cobrar aumento salarial

BIANCA CINOBELINO

Dia tumultuado para os agentes de saúde, de vigilância ambiental em saúde e comunitários do Distrito Federal. Na tarde de ontem, os servidores se concentraram em frente à Secretaria de Saúde, no anexo I do Palácio do Buriti, para uma assembleia geral. O presidente do sindicato, Wanderman Valério Martins, se reuniu com o Secretário de Saúde, Augusto Carvalho, para discutir as reivindicações da categoria. “Vamos retomar ao trabalho normal até o fim desta semana”, declarou o presidente do sindicato, no fim do encontro. Há um mês, os funcionários haviam desacelerado os serviços.
Outra reunião marcada para a próxima terça-feira definirá a situação. “Estamos confiando na palavra do secretário. Ele disse que nossas reivindicações serão atendidas. Vamos saber semana que vem”, acrescentou. Os protestos dos servidores são três: equiparação salarial com os demais servidores estatutários do Distrito Federal; extensão da licença maternidade, de 120 para 180 dias; e a alteração na tabela de trabalho, desatualizada desde 2008.
Segundo o presidente do sindicato, Wanderman Valero Martins, os profissionais clamavam por mudanças desde 2006. De lá para cá somente um item foi atendido. “No princípio eram quatro reivindicações. Pelo menos, o plano de saúde a gente conseguiu”, explica. Há um mês, os agentes diminuíram a carga de trabalho diária. “Normalmente fazemos de dez a 15 visitas diárias, mas reduzimos para três”, acrescenta Wanderman. Segundo ele, o protesto teve adesão de 95% dos 1.500 servidores da área.
Por causa da redução da carga de trabalho, vários trabalhos estão parados. A captura de cães, a detecção de leishmaniose e vacinação anti-rábica. “Além da Influenza A, que não estamos mais ajudando na prevenção”, ressalta o presidente do sindicato. Até o cadastro do programa Bolsa-família está parado. Para a vigilante ambiental em saúde, Osmarina Alves, 52 anos, a principal consequencia é outra. “O DF tem o menor índice de casos de dengue no Brasil. Nós conseguimos controlar o surto, mas infelizmente tivemos que parar com este trabalho também”.
“Claro que quem perde com isso é a população que fica com o ônus, mas nós não podemos ficar parados sem reclamar. Nós já tentamos o diálogo, mas não tinha dado certo”, coloca o presidente do sindicato.

fonte:www.tribunadobrasil.com.br/


DESEJO TODA A FELICIDADE A TODOS AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIA DO BRASIL!!



OLA AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS AMANHÃ DIA 08/10/2009 ACONTECERA A PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL NO AUDITÓRIO 03 DO ANEXO II A PARTIR DAS 9:30 HORAS PARA TRATAR DA proposta de emenda constitucional (PEC 391/2009) que estabelece o plano de carreira e o piso salarial das duas funções em todo o país. DOS ACS/ACE.


MAS VOCÊ DEVE SE PERGUNTA MAIS COMO FUNCIONA UMA COMISSÃO ESPECIAL NA CÂMARA?

EXPLICAREI PARA VOCÊS O QUE E UMA COMISSÃO ESPECIAL NA CÂMARA E A SUA FINALIDADE!


Comissões Especiais possuem caráter temporário. São criadas para examinar e dar parecer sobre alguma das seguintes espécies de proposições: Propostas de Emendas à Constituição - PEC; projetos de código; projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito; denúncia oferecida contra o Presidente da República por crime de responsabilidade ou projeto de alteração do Regimento Interno. Algumas Comissões Especiais são criadas também, na prática, para estudar determinados assuntos e apresentar projetos sobre eles.

GRAÇAS A TODOS OS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS QUE SE UNIRÃO COM UM OBJETIVO COMUM QUE A MELHORIA SALARIAL. GRANDES VITORIA TEM SIDO ALCANSADAS ESTAMOS PERTO DA VITORIA CONTINUE ASSIM ACS/ACE VALENTES E CORAJOSOS, NOS CONSEGUIREMOS MAS ESTÁ VITÓRIA! LUTA, CONQUISTA, SONHAR E VENCER! OS ACS/ACE NÃO DESISTE NUNCA!

ASS:-------ACS ROBERTO


Proposta de Emenda à Constituição 391/09 DOS AGENTES COMUNITARIO DE SSAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS!



Agentes de saúde pedem instalação de comissão do plano de carreira
Luiz Cruvinel
Os agentes de saúde vieram pedir ao presidente a aprovação da PEC 391/09.
Uma comissão de representantes de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias pediu hoje ao presidente da Câmara, Michel Temer, a instalação da comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição 391/09, que estabelece, em todo o País, plano dede agentes de saúdedeputados federais e me comprometi a instalar muito em breve a comissão que trata da PEC, que entre outras coisas aborda o piso salarial. Até indiquei a deputada Fátima Bezerra como relatora da proposta. Fiquei muito sensibilizado com os argumentos dos agentes", disse o presidente.

A proposta acrescenta à Constituição um inciso para estabelecer que o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, o plano de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias sejam regulados por uma lei federal a ser editada posteriormente.

A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que acompanhou a reunião, diz que a PEC é um novo reconhecimento da função dos agentes. "A Câmara já tinha dado um passo importante, quando em 2006 aprovamos emenda à constituição tratando do reconhecendo da função deles. Com a aprovação dessa nova proposta estaremos contribuindo para o fortalecimento do SUS e fazendo justiça a uma categoria que desempenha papel importante na saúde pública do País."
carreira e piso salarial para a categoria. "Hoje eu recebi centenas acompanhados por Cidadania no mês passado.
Segundo a deputada, os agentes somam mais de 400 mil pessoas no Brasil.

Da Reportagem /PR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

FONTE:www2.camara.gov.br/
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO