SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 6 de outubro de 2009

UM levantamento realizado neste mês, pelos Agentes Comunitários de Saúde do município, identificou mais de 2.850 casos de deficiência visual!!



Acontece nesta semana o maior mutirão de oftalmologia de Mato Grosso
Mato Grosso receberá nesta sexta e sábado, 9 e 10 de outubro, o maior mutirão de oftalmologia já registrado na historia do estado. Com mais de 1.800 pacientes já inscritos, o evento chamado de “De Olho na Visão”, acontecerá no município de Confresa, distante 1.130 quilômetros de Cuiabá, na região nordeste do Estado.
A região conhecida como Norte Araguaia tem um dos menores Indicies de Desenvolvimento Humano – IDH do estado, com enorme carência nas questões da saúde básica.
Em nenhum dos municípios da região existem atendimentos oftalmológicos, sejam os realizado por médicos da saúde pública, ou mesmo por particulares. O fato gerou uma demanda altíssima de problemas de visão na população, durante todos estes anos.
Só no município de Confresa, um levantamento realizado neste mês, pelos Agentes Comunitários de Saúde do município, identificou mais de 2.850 casos de deficiência visual que carecem de atendimento oftalmológico especializado, representando mais de 10% da população do município.
O mutirão “De Olho na Visão”, tem o objetivo de diminuir significativamente esta demanda, realizando o atendimento de aproximadamente 1.800 pessoas. Boa parte destas consultas acabará indicando pacientes para a realização de cirurgias, a serem realizadas gratuitamente em uma próxima etapa.
Para que o mutirão “De Olho na Visão” acontecesse, foi imprescindível a participação do CEROF – Centro de Refêrencia Oftalmológica, da Universidade Federal de Goiás, que através do coordenador geral, Prof. Dr. Marcos Ávila, orquestrou junto ao prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, toda a movimentação das equipes de atendimento vindas de Goiás e os 1.800 pacientes vindos de 7 municípios da região.
O CEROF – É o departartamento de oftalmologia do Hospital das Clínicas de Goiânia e comemorou, ainda em 2007, um milhão de atendimentos feitos à população de baixa renda. Sua atuação vem se ampliando por toda a região centro oeste, em atividade comunitária, feito nos municípios do interior, facilitando o acesso da população.
Os Agentes Comunitários de Saúde do Programa de Saúde da Família são previamente treinados pelo CEROF para identificar os pacientes de sua área de abrangência que necessitam de consulta oftalmológica.
Os médicos e os profissionais da Faculdade de Medicina de Goiás se deslocam para os municípios definidos como pólo centralizador da clientela e examinam cerca de 1500 pacientes durante um único final de semana.
As Prefeituras farão a doação dos óculos prescritos nos atendimentos. Casos especiais ou que exigem cirurgia deverão ser encaminhados para uma próxima etapa a ser realizada no próprio Hospital Municipal de Confresa, pelos profissionais do CEROF que retornarão com os equipamentos necessários para as operações
Este modelo de ação de atenção tem se mostrado bastante eficaz e potencializa a força de trabalho da equipe, otimizando os recursos especializados e ampliando o acesso da população de menor poder aquisitivo na região aos cuidados de profissionais de grande capacidade técnica.
FONTE:www.jornaloparlamento.com.
Fonte: Assessoria / Prefeitura Mun Confresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO