/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Agentes de Endemias e Saúde da Família.


Corumbá recebe a capacitação “Zoneamento Compartilhado” sobre dengue

Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Campo Grande (MS) – Termina hoje (2), em Corumbá, a capacitação “Zoneamento Compartilhado” oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para 245 profissionais entre Agentes de Endemias e Saúde da Família. O treinamento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Ações Sociais de Corumbá, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Pública. As aulas foram ministradas por técnicos da SES, desde segunda-feira (28/09), na paróquia Dom Bosco.

A capacitação é fundamental para realização de um trabalho conjunto, para evitar uma nova epidemia da doença no município, como ocorreu no primeiro semestre deste ano, com mais de sete mil notificações.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra, “através dessa ação conjunta entre agentes de endemias e de saúde da família, teremos amplas condições de vencer a batalha contra a dengue”, afirma.

Lauther aponta como um dos pontos principais da capacitação a redução do período de visitação domiciliar, que hoje acontece de dois em dois meses. "Com o zoneamento compartilhado, teremos condições de realizar um levantamento de 20 em 20 dias, o que será fundamental para prevenir e combater a dengue", comemora.

Na abertura dos trabalhos, o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, agradeceu os técnicos da SES e demonstrou otimismo em reverter o quadro apresentado durante 2009. Pediu "mais empenho ainda" de todos os servidores envolvidos, principalmente dos agentes comunitários de saúde da família. "A responsabilidade de todos é muito grande", disse, lembrando que, dessa forma, atuando de forma conjunta, terão condições de produzir um resultado satisfatório, para que "possamos comemorar Corumbá sem dengue e também sem outras doenças endêmicas".

A ação

O objetivo do zoneamento é desenvolver um trabalho padronizando os procedimentos e unificando a atuação dos agentes nos locais de visitação em todo o município. Atualmente, o trabalho de identificação, prevenção e combate à dengue fica mais por conta do agente de endemias. Com a ação compartilhada, eles terão reforço dos agentes de saúde, importante para uma ação mais eficiente.

O técnico e um dos capacitadores da SES, Gilmar Cipriano Ribeiro, explica que o zoneamento compartilhado é o caminho para prevenir a dengue. "A integração é o caminho. A dengue precisa ser inserida na rotina dos agentes de saúde da família, não ficando apenas sob responsabilidade dos agentes de endemias. A atuação deve ser de forma conjunta. Isoladamente não vamos vencer a batalha".

Em Corumbá, a Secretaria Executiva de Saúde Pública já definiu que o trabalho será feito por setor. A cidade foi divida em seis regiões e cada uma delas contará com uma equipe integrada por agentes de endemias e de saúde da família, ampliando o número de pessoas, o que permitirá uma atuação mais eficaz e maior frequência nas visitações domiciliares.

Com informações da Subsecretaria de Comunicação de Corumbá

FONTE:Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO