SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que é câncer de mama? acs roberto informar


Câncer de Mama.
Logo Cancer de Mama

O que é câncer de mama?


Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável.

Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço. Principalmente o tumor pode se espalhar para órgãos vitais como fígado,cérebro, pulmão e espinha.

Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A

Como ocorre?

A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores :

  • - Ter mãe ou irmã com câncer de mama
  • - Nunca ter tido filhos
  • - Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
  • - Histórico de exposição a radiação
  • - Fumar
  • - Terapia hormonal (estrogênio)
  • - Uso excessivo de álcool
  • - Ferimento no seio
  • - Obesidade

Não há evidências definidas ainda que o uso de pílulas por um longo período de tempo pode causar câncer de mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Também parece que tomar estrogênio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de câncer de mama.

Pesquisadores também estão estudando alguns vírus como possíveis causas.

Quais são os sintomas?

Na maior parte das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente.

Outros sintomas do câncer de mama incluem:

  • - Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
  • - Uma mudança do tamanho ou formato do seio
  • - Secreção no bico do seio
  • - Um ou mais nódulos nas axilas

Como é diagnosticado?

Para descobrir o câncer de mama o mais rápido possível, você deverá, a partir do momento que tiver idade suficiente para ter exames ginecológicos anuais:

Auto Exame
  • - Fazer um auto exame mensal
  • - Fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano
  • - Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos.

A maior parte dos nódulos não são câncer. Na maioria das vezes eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas todo nódulo deve ser avaliado.A avaliação normalmente envolve:

  • - um exame médico
  • - uma mamografia
  • - uma biópsia de agulha ou cirúrgica (estes testes devem ser feitos mesmo que o nódulo não seja visto na mamografia)


Se fizer biópsia de agulha (também chamada de aspiração de agulha), primeiramente será aplicada uma anestesia local para adormecer a área do seio que será analisada. Então o médico insere uma agulha dentro do nódulo e retira o fluido ou tecido dele. Se o fluido completar a agulha, o nódulo é um cisto de fluido e não câncer. Remover o fluido também faz o nódulo desaparecer. O tecido retirado pela agulha será examinado no laboratório.

Se fizer biópsia cirúrgica, será aplicada uma anestesia local por seu médico que fará um corte no seio e removerá o nódulo. Este tecido será examinado através de um microscópio. Um teste receptor de estrogênio (ER) poderá ser feito com a amostra da biópsia para ver se os hormônios promoveram o crescimento do tecido cancerígeno. Um nódulo linfático também pode ser removido das axilas para que se verifique se o câncer estendeu-se além do seio.

Como é tratado?

Cancer de mama, exemplo


Se um nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento será feito por você, seu cirurgião, e seu oncologista (especialista de câncer).Estas decisões serão baseadas no tipo e no tamanho do câncer e se ele estendeu-se para o nódulo ou para outras partes do corpo.

Os possíveis tratamentos cirúrgicos são lobectomia (remoção somente do tecido cancerígeno) ou mastectomia (remoção completa do seio). Outros tratamentos possíveis são a radiação e a quimioterapia, estes tratamentos podem ser usados isolados ou em combinação.

Se você estiver considerando a mastectomia, você deve discutir com seu cirurgião as opções e datas para a reconstrução cirúrgica.

Como posso me cuidar?

Se foi diagnosticado câncer de mama:

  • - discuta com seu médico a respeito do câncer e opções de tratamento. Não hesite em ter uma segunda opinião.
  • - Pergunte para seu médico o que deve ser feito caso o tratamento cause desconforto.
  • - Faça exames regulares após o tratamento terminar.
  • - Continue com auto-exame mensal, mesmo que ambos os seios tenham sido removidos cirurgicamente, para que se possa perceber cedo a reincidência do câncer, caso haja.

Muitos serviços de suporte estão disponíveis para as mulheres com câncer de mama. A sobrevivência ao câncer de mama continua sendo aperfeiçoado. A maior parte dos tumores são encontrados pelas próprias mulheres. Quanto mais as mulheres fizerem o auto-exame regular, mais o câncer será constatado prematuramente. Como a mamografia e outras tecnologias aperfeiçoam-se, o câncer tem sido detectado antes mesmo de sua existência ser sentida ou suspeita. Detecção prematura aumentam grandemente as chances de sobrevivência e facilitam o êxito do tratamento.

Para detectar o câncer prematuramente:


  • -Faça um auto-exame mensalmente.
  • - Faça mamografias anuais a partir dos 50 anos
  • - Não ignore um nódulo ou mudança na aparência ou sensação do seio. Lembre-se que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.



11 comentários:

  1. Aiii!!
    Ela sobeviveu!? ;///

    ResponderExcluir
  2. como devemos previnir o cancer de mama???? vendo essas imagens fico um pouco amedrontada.... tem idade certa para se adquirir um cancer de mama??? by Elena
    cidade : carapebus rj

    ResponderExcluir
  3. Indo ao medico pelo menos duas vezes a cada 3 mesês... não tem idade certa qualquer idade corre o risco... respondido ??

    ResponderExcluir
  4. o cancer e um doença que mexe coma cabeça de muitas mulheres mais ser voce tiver fé em deus e ele concerteza vai livra vove disso !!
    eu tebho o ex:da minha patroa que tever cancer de mama e dicer uma vez para mim '' isso foi uma coisa que fez reacender uma caisa que em mim estava apagada que era afé eem deus '' e por isso eu tiro como lição de vida que quando voce procura deus e ser arender de coração ele vai conserteza lhe ajuda !!*---* um abraço a todas as mulheres guereiras eu sou um pessoa que estou crando um blog que vai lhe entender e vai lhe mostra que nada esta perdido !!
    en breve eu postarei este blog e ser voce quizer dar um ex: de supetação entre em cantato com migo !!

    ResponderExcluir
  5. O câncer de mama tem cura qundo descoberto no inicio nunca tinha visto uma imagem dessas antes porem tive o pior das experiências vi minha tia com mamas semelhantes a dessa moça porém ao buscar tratamento ja era tarde ela partiu deixando 8 filhos menores sendo que um deles tinha apenas 8 meses. Obs. Ela era tabagista!

    ResponderExcluir
  6. oi tbm estou c nodulo no seio mas o meu foi machucado desde então apareceu esse nodulo que doi muito o tempo todo,,fiz biopsia estou aguardando resultado..mas e muito triste ver essa cena ....

    ResponderExcluir
  7. nooosaaaaaaaa coidada veio

    ResponderExcluir
  8. o cancer de mama deixa areola na cor preta e ao redor vermelho?
    qual é o estagio da doença?
    tem cura?

    ResponderExcluir
  9. A prevenção e as informaçoes ainda são a saída. Porém nem todas as mulheres tem o devido acesso aos profissionais da área de saúde,pois a saúde pública do nosso país é uma triste vergonha. Quando se consegue uma consulta jé é um milagre, imaginem exames em aparelhos de alta resolução? Impossível!!! Se a saúde existisse para todos, con certeza nenhuma mulher chegaria a uma situação dessa sem ter sido detectado o problema a antes. A palavra pevenção já diz: não impede que aconteça, e sim que se descubra tarde demais.
    Só muita fé em Deus mesmo... É deprimente a situação da Senhora da foto.

    ResponderExcluir
  10. legal seu trabalho ,voce alem de nos mater informados sobre o piso salarial, nos da uma aula de doenças, Dst, e outras. todo dia olho seu blog . nao fique chateado com as pessoas que lhe critica, elas estao com inveja de voce. Deus abençoe voce e sua familiar. parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO