/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

domingo, 12 de julho de 2009

Disfunção Erétil?




Disfunção Erétil

Falhar na hora H pode ser constrangedor tanto para os homens, que estão passando pela situação, quanto para as mulheres. Chamamos de falha a disfunção erétil na qual o homem é incapaz de ter ou manter uma ereção suficiente para a penetração.Mas por que este problema acontece

Segundo a psicóloga associada ao Instituto Paulista de Sexualidade, Giovanna Lucchesi, os motivos que fazem com que o homem não tenha um desempenho adequado podem ser diversos. “Dentre esses motivos podemos assinalar questões psicológicas, tais como: ansiedade, depressão, baixa auto-estima, inibição de desejo. A disfunção erétil pode ocorrer por questões físicas também, devido à diabetes não controlada, questões circulatórias, anatômicas ou neurológicas, não tratadas de maneira adequada”, explica.

Quem já passou por isso afirma que a disfunção acontece quando menos se espera. Foi o que aconteceu com a Mel, de 21 anos. “Tava tudo rolando muito bem, as 'preliminares' estavam ótimas. Quando começou a esquentar eu e ele estávamos muito afim. Mas na hora H ele cochichou que não ia rolar, me pediu mil desculpas. Ele disse que nem ele entendia o porque”, contou.

Apesar das explicações médicas, algumas mulheres ainda acreditam que podem ser responsáveis pela falha do parceiro na hora H. A estudante Alice, de 20 anos, conta que já passou por esse problema com o ex-namorado. “Fiquei achando que a culpa era minha, não sabia o que fazer”, afirma. Mas para o psicólogo Diego Henrique Viviani, pesquisador associado ao Instituto Paulista de Sexualidade, não é tão simples colocar a culpa em alguém. “Precisamos olhar para como está essa relação, uma vez que ele pode ter uma parceria que o atraia e ainda assim pode ocorrer um caso de disfunção erétil. Muitas vezes a inabilidade de diálogo entre o casal pode prejudicar o encontro sexual, tendo em vista que ambos não conseguem falar o que preferem no sexo”, explica.

O fato é que mesmo sentindo atração pela parceira, isto pode acontecer. “É comum ouvirmos relatos de homens que por muito tempo desejaram determinada parceria e quando finalmente obtiveram oportunidade de ter o encontro sexual com essa pessoa, apresentaram uma disfunção eretiva. Isso pode ocorrer por que ele gerou algumas expectativas para esse encontro sexual, desenvolvendo um alto nível de ansiedade e podendo prejudicar seu desempenho”, afirma Diego.

Mas há uma forma de tentar pelo menos evitar este constrangimento todo. Giovanna explica: “Para uma sexualidade adequada é necessário construir uma relação de qualidade entre o casal que possibilite uma comunicação clara e assertiva. Assim qualquer disfunção sexual possa ser encarada de forma que os ajudem na busca da qualidade sexual”. A verdade é que um pouco de conversa sempre ajuda. “Após o acontecido, ficamos deitados batendo papo e rindo. Depois de algumas horas conversando, começamos a nos beijar de novo e aí aconteceu”, finaliza Mel.

Um comentário:

  1. Roberto.parabens pelo blog. vc e o cara. tambem sou acs. e de acs como vc q precisamos

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO