/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 3 de outubro de 2009

Agentes Comunitários de Saúde na luta contra o Câncer!!


Glória recebe caravana da prevenção do Hospital do Câncer de Barretos

Demerval Nogueira / Fátima News

Foto: Demerval Nogueira / Fátima News

O prefeito Arceno Athas Júnior recebeu em Glória de Dourados a carreta da Unidade Móvel, que transporta equipamentos e profissionais que trabalham para o Hospital de Câncer de Barretos-SP – Fundação Pio XII. A ‘UM’ do HC permaneceu durante um dia no município prestando serviços na área de prevenção e combate ao câncer. Foram colhidos materiais através de biópsias de 40 pessoas que se inscreveram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para participarem dos trabalhos de ações preventivas feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Programas Saúde da Família (PSF´S) local; médico oncologista e enfermeiras participantes da carreta e que acompanham os trabalhos para posterior repasse ao HC de Barretos.

Destes 40 inscritos foram coletados materiais para análise patológica e prevenção de câncer de pele. Outras 40 homens com idade acima de 40 anos se inscreveram para realizar o Teste do Antígeno Prostático (PSA); o chamado exame de próstata, uma glândula masculina, que pesa cerca de 20 gramas, e secreta fluídos que compõem parte do sêmen; localiza-se logo abaixo da bexiga, envolvendo uma parte da uretra. A equipe da Caravana da Prevenção do HC é composta por um motorista, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem e um médico.

O médico oncologista Jacó Saraiva de Castro Matos, chefe da equipe volante afirma que, “os exames são indicados com a intenção de diagnosticarem-se vários tipos de doenças, desde as mais inofensivas, até as mais complicadas. Entretanto, a grande maioria de resultados finais, são mais compatíveis com patologias simples; nem sempre uma biópsia está relacionada com diagnósticos mais sérios ou preocupantes”, comenta o médico.

O secretário municipal de Saúde, João Batista Bezerra destaca, “anualmente a carreta do Hospital de Câncer de Barretos passa por Glória de Dourados, isto graças à parceria do município junto ao referido hospital; celebração que tem sido importante e significativa”. Por outro lado o prefeito Arceno Athas Júnior agradeceu a presença de todos os componentes da Caravana da Prevenção do HC e declarou, “nós ficamos imensamente gratos por este trabalho dignificante realizado por todos vocês, conjuntamente com a nossa equipe de trabalho”.

Acreditamos que a prevenção é a melhor forma para detectar-se em tempo um problema que num futuro próximo pode se transformar num verdadeiro desespero familiar, porem, com o avanço fantástico da medicina, existem enormes possibilidades de detectar com antecedência problemas patológicos que podem se tornar gravíssimos, controlá-los e até mesmo combatê-los definitivamente, graças ao trabalho preventivo realizado pelo HC de Barretos. Lembrando sempre que, a prevenção é uma atitude que salva!”, conclui Athas.

O material colhido através da biópsia é conduzido ao laboratório especializado em Patologia Clínica, para avaliação de um médico patologista, o qual, inicialmente, dará andamento a todo o processamento da amostra, desde a preparação, análise macroscópica e microscópica, até a emissão de um laudo denominado histopatológico, de onde sairá um diagnóstico seguro e definitivo.fonte:www.fatimanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO