/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

domingo, 4 de outubro de 2009

OS HEROIS DA SAÚDE DO BRASIL, CHAMA-SE AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE!!


A MNAS homenageia o Agente Comunitário de Saúde

Foto dos colegas de Juazeiro do Norte (Ceará) em busca da garantia de seus direitos (maio de 2009)

Indubitavelmente que o agente comunitário de saúde não só é parte da grande família da saúde pública como se constitui em profissional fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde. O ACS é o elo que estabelece a conexão entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser realizado para melhorar suas qualidade de vida.
A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS homenageia todos os agentes de saúde do Brasil nessa data simbólica, contudo, de grandes significados.

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado neste domingo, dia 4 de outubro é um marco simbólico - que remete ao pensamento de todas as lutas em prol do reconhecimento ao trabalho digno que é realizado pela categoria; tornamos possível a efetivação de forma espetacular, conseguimos grandes avanços em relação ao estabelecimento de piso nacional etc. Agora estamos diante da marcha para Brasília para garantir o processo de aprovação do piso nacional entre outras garantias.

Veja alguns videos da luta historica dos acs´s

O agente de saúde participa de projeto terapêutico individual, plano desenvolvido para cada paciente, desenvolvem trabalhos intersetoriais com as secretarias municipais, entre outras entidades das mais diversas comunidades. Incontestavelmente a inclusão dos agentes comunitários de saúde foi um grande ganho para o Brasil. Se na atualidade o trabalho das Secretarias de Saúde - nos mais diversos municipios dos estados federados do Brasil - se qualificou, é graças ao trabalho desempenhado pelos agentes de saúde.

Como é significativo ter o reconhecimento da população. Como é maravilhoso quando a população reconhece a importancia do trabalho do profissional comunitario de saúde, afinal, a busca de melhor qualidade de vida e de hábitos, prevenção de doenças são realidades incorporadas ao contexto social da comunidade. É verdade que isto depende de como o ACS se vê nessa conjuntura – de como realiza o seu trabalho.

Os agentes de saúde de Saúde são pessoas inseridas em pequenos grupos – cada qual em seu bairro e municipio. Trabalham inseridos nas equipes de saúde da família buscando a realização de planos de saúde audaciosos, instituídos pelos gestores e pela busca da qualidade de vida do público-alvo. Moradores da comunidade, os agentes vão até as residências, fazem o diagnóstico das necessidades de saúde das famílias, conhecem o território, cadastram as pessoas e levam estas informações até as equipes de referência.

Não é por acaso que diversas autoridades do seguimento de saúde destilam a ideia de que não é possível imaginar uma equipe de saúde sem o agente comunitário. O ACS é o diferencial nas Unidades de Saúde da Família.

Samuel Camêlo
Coordenação Geral da MNAS
E-mail:samuel.camelo@ufpe . br
MSN: samuel.camelo@hotmail . com
Skype: samuelcamelo
twitter.com/AgentesdeSaude
facebook.com/SamuelCamelo
www.mobilizacaonacional.kit.net/fonte:/mnagentesdesaude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO