/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Agentes Comunitario de Saúde Vão Distribuir Folhetos Com Orientações Sobre as Doenças e Palestras nas Unidades Básicas de Saúde!!




Doentes de tuberculose chegam a 55 em Dourados


Embora a maioria dos casos tenham cura, a tuberculose é uma doença que faz muitas vítimas em Dourados, todos os anos. Em 2008, a cidade identificou 96 novos casos de tuberculose. Já este ano, são 55 registros da doença. A taxa de cura, em 2008, chegou a 79%. O total de pacientes atendidos pelo Programa de Combate à Tuberculose, da Prefeitura, que funciona no Pronto Atendimento Médico (PAM), foi de 902 pessoas em 2008.

A preocupação com a doença, levou a Secretaria Municipal de Saúde a abrir ontem a Campanha de Combate à tuberculose e a hanseníase. A ação será desenvolvida durante todo o mês de outubro com atendimento no PAM, através do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

No local uma equipe formada por médicos, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, entre outros profissionais, vai fazer a avaliação dos pacientes. Durante todo o mês, agentes comunitario de saúde vão distribuir folhetos com orientações sobre as doenças e palestras nas unidades básicas de saúde. O dia "D" de combate à doença acontece no próximo dia 24.

Segundo a coordenadora do Programa em Dourados, Célia Valério Motta, caso a pessoa tiver com tosse por mais de três semanas deve procurar o setor de atendimento no PAM. "A tosse é um dos principais sintomas da tuberculose, que está presente em Dourados como em qualquer outro lugar", lembra a coordenadora.

As autoridades em saúde alertam para que a qualquer sintoma suspeito de tuberculose ou hanseníase é necessário que a pessoa procure logo atendimento médico.

Em qualquer das unidades de saúde do município, há profissionais capacitados para identificar estes dois tipos de doença. As chances de cura, tanto da tuberculose quanto da hanseníase, dependem muito do diagnóstico inicial, seguido do tratamento sem interrupção.

Segundo estatísticas do Programa, em 2008, foram notificados 51 novos casos de hanseníase em Dourados. Até setembro deste ano, foram notificados 19 casos. A taxa de cura de casos de hanseníase em 2008 foi de 93,7%. Já o número de pessoas atendidas no ano passado no Setor de Hanseníase no PAM, foi de 320 pacientes.(Fonte: Dourados Agora) FONTE:www.capitalnews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO