/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

VEJA O TRABALHO DA CONACS EM BRASILIA ACS ROBERTO



Resumo da Semana em Brasília



“Essa semana em Brasília, foi mais uma daquelas que não esquecerei nunca mais”. (Ruth Brilhante de Souza)
De fato, a história da categoria é escrita por vários momentos, muitos bons e outros ruins, e essa semana houve momentos bons e ruins.
Na verdade, o objetivo foi alcançado, ou seja, o Deputado Vicente Arruda do PR/CE finalmente apresentou seu parecer na PEC 391/09, isso após 6 meses sem se manifestar.
A CONACS se manteve na Câmara de Deputados, até que se confirmasse a entrega do Relatório favorável à PEC 391/09, fato que ocorreu nessa quinta-feira (10/09) por volta das 16:00 horas. E assim que a Secretaria da Comissão de Cidadania e Justiça acusou o recebimento do parecer do Relator Deputado Vicente Arruda (PR/CE), a assessoria jurídica da CONACS acionou vários parlamentares, inclusive lideranças partidarias a fim de ser garantida a inclusão da PEC 391/09 na Pauta da CCJ já na próxima semana.
A expectativa agora é que a partir de terça-feira (15/09) com a mobilização da categoria a PEC 391/09 seja colocada na pauta de votação da CCJ, e após lido o Relatório, seja votada e aprovada o mais rápido possível.
Segundo Dra. Elane, assessora jurídica da Conacs “...muitos poderão questionar o teor do relatório apresentado pelo Deputado Vicente Arruda,... mas prefiro acreditar na união da categoria e na força política que isso significa e é importante dizer ainda que as vezes a melhor estratégia da categoria é saber recuar e no momento certo avançar!
As declarações de Dra. Elane certamente se referiram ao fato de que o Relator da PEC 391/09 em acordo com o Autor da mesma, Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) decidiram pela retirada do texto proposto que previa a expressão “plano de carreira”.
E embora os representantes da CONACS tenham exaustivamente debatido a permanência de referida expressão no texto da PEC 391/09, não houve nenhuma possibilidade de acordo para se obter um parecer favorável do Relator e ao mesmo tempo a manutenção da expressão “plano de carreira”.
Dessa forma, a apreciação do PEC 391/09 pela CCJ deverá ser de acordo com o relatório do Deputado Vicente Arruda, e sendo aprovada, haverá a necessidade da criação de uma Comissão Especial, momento em que se poderá fazer emendas à redação da PEC 391/09, contemplando as necessidades da categoria.
Ruth Brilhante, após receber o apoio de vários parlamentares de seu Estado, como Jovair Arantes (PTB/GO), João Campos (PSDB/GO), Sandro Mabel (PR/GO) e Pedro Chaves (PMDB/GO), e de outros Estados, como Washington Luiz (PT/MA), Daniel Almeida (PC do B/BA), Uldurico Pinto (PMN/BA) e Eduardo Amorim (PSC/SE) resumiu suas palavras: “Cada um de nós temos que buscar em nossas bases o apoio de nossos Deputados Federais, pois precisamos de todos, independente de partido...e vamos dar nomes de todos que nos apoiaram e também aqueles que não manifestaram apoio e estão de alguma forma nos prejudicando!”
Para a próxima semana, a CONACS espera que seja definido a tramitação do PLS 196/09 na Câmara de Deputados e ainda que a PEC 391/09 seja aprovada na CCJ, estando certo que mais uma vez a presença dos ACS e ACE no Congresso Nacional, em conjunto com os representantes da CONACS será fundamental para o bom andamento de nossos projetos.FONTE: CONACS www.conacs.com.br/

6 comentários:

  1. Estou torcendo para o sucesso da nossa categoria.
    E quero parabenizar a todos que estão nessa luta.
    Acs Vanusa Guarapari Es

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar a todos pela luta em melhorar nosso sálario e pelo plano de carreira.
    Fico feliz que há pessoas tão evoluidas e inteligêntes a essa causa.
    Meus agradecimentos.
    ACS Vanusa. Guarapari ES

    ResponderExcluir
  3. . Lula descarta novos aumentos para funcionalismo no ano Ele admitiu que existem pressões, mas disse que os aumentos serão dados somente quando houver dinheiro disponível | 17/06/2010 16:10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que, em 2010, não haverá novos aumentos para o funcionalismo público. Ele admitiu que existem pressões, mas disse que os aumentos serão dados somente quando houver dinheiro disponível. "Acabou este ano a questão dos aumentos. Vamos dar de aumento hoje só aquilo que tínhamos acordado em 2008 e que temos parcelas ainda a cumprir. Isso será cumprido. Mas discussão de aumento, as pessoas terão de esperar o novo governo chegar, porque eu não posso comprometer o orçamento do governo que vem", afirmou Lula, ao deixar o Palácio do Itamaraty, onde participou do encerramento da 34ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Lula lembrou que o aumento de 7,7% autorizado para as aposentadorias acima de um salário mínimo foi possível a partir do compromisso, dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, de cortar inclusive emendas parlamentares. "As pessoas podem estar disputando eleição, mas não podem perder o censo de responsabilidade. Até porque o povo não vota em quem ele percebe que não é responsável", afirmou o presidente. Sobre o crescimento da economia, Lula disse que não acredita que ele possa comprometer a produção. "Isso não é uma verdade absoluta. Temos de ter preocupação com o aumento da demanda e com o aumento da produção, porque as duas coisas estão ligadas. Mas o Brasil ainda tem espaço para crescer. A minha tese é que não pode haver o efeito sanfona. Queremos um crescimento sustentado de 5%, 6% ao ano. Nós estamos sendo vítimas de uma revolução produtiva", afirmou. Lula comentou ainda o desempenho da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. "Eu, sinceramente, estou concentrado e certo de que o Brasil está aí para ser campeão. Estamos acostumados a ser muitos exigentes. Houve um gol acidental feito pela Coréia do Norte, mas o Brasil está bem".

    ResponderExcluir
  4. Acho um falta de resposabilidade deste presidente para com nossa categoria.
    Ele ainda se refere a copa do mundo como se existisse só isso.
    Nós e o conacs devemos nos movimentar. Não podemos deixar o Lula nos tratar assim.
    Deputados e senadores tiveram seu aumento por estes dias;é um absurdo.

    ResponderExcluir
  5. eu acho um absurdo, a nossa categoria ganhar tão mal assim, pois lidamos com vidas, com informações que pode salvar famílias de todas as classes sociais.quando precisam de dados para consolidarem de forma mais precisa, lembram de empurrar serviços e mais serviços. naõ reconhecem o quanto somos importantes para eles. eu mesmo me sinto envergonhada com este salário que em Itabaiannha é de 581 reais. Os ACS tÊEM QUE SE ORGANIZAREM E PARAREM GERAL!!!

    ResponderExcluir
  6. aqui na cidade de itabaianinha está uma vergonha os agentes de saúde e de edemias são os que ganham mais trabalho e recebem mal.daqui a pouco meu aluguel da casa que moro vai ultrapassar meu salário. o salário daqui é de 581,00 reais. o prefeito não repassa a verba que vem do governo

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO