/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

UM GIRO DE NOTICIAS SOBRE OS AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE AGORA NO SITE DO ACS ROBERTO VEJA


Prefeitura de Sonora realizará processo seletivo para agentes comunitários de Saúde

A prefeitura municipal de Sonora realizará no próximo domingo (13) a prova objetiva e discursiva do processo seletivo para agente comunitário de saúde, na Escola Municipal Francesco Battista Giobbi, com inicio previsto para as 8 horas.

Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada, munidos do protocolo de inscrição, documento de Identidade com foto original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

Os portões serão fechados impreterivelmente as 8 horas. A relação completa dos inscritos e convocação para as provas foi publicado no Diario do Estado da quinta-feira (03) deste mês.

Serviço

Escola Municipal Francesco Battista Giobbi, localizada na Avenida do Povo 1.088 , a prova ocorrerá no dia 13 de setembro de 2009, os portões serão fechados às 8 horas.




fonte:idest. Acompanhe as notícias do site pelo Twitter: twitter.com/siteidest

Agentes de Saúde fiscalizam e educam em Barão Geraldo

Por Ana Paula Pereira, às 9h45

Educar a população para evitar doenças e danos ambientais. Essa é a função dos agentes de saúde que todos os dias circulam pelas ruas de Barão Geraldo.

Apesar das características urbanas, o distrito é rico em recursos hídricos, uma vez que, rios e córregos permeiam as ruas de Barão Geraldo. É nessa hora que entra o trabalho desses profissionais que orientam o morador sobre o que se deve ou não fazer na presença desses animais na maioria das vezes vivem a beira dos rios e córregos.

Essa época do ano, por exemplo, é fase de reprodução dos caramujos e a ninfa dos carrapatos, por isso os cuidados com esses animais devem ser redobrados, pois encontrá-los se torna muito mais fácil.

Para o caramujo, a terra fofa devido as chuvas é o melhor ambiente para seus ovos. Ele transmite a doença abdominal angiostrongilíase que pode causar dor, febre e anorexia. Em Campinas nunca foi houve registro da doença.

Já para carrapato, transmissor da febre maculosa, os cuidados devem ser em manter sempre a vegetação baixa, pois o mesmo fica no alto das plantas a espera de um hospedeiro, normalmente um outro animal. Como é sensível ao calor, com a vegetação baixa ele fica mais exposto ao sol e morre desidratado.

O coordenador geral dos profissionais da área de zoonoses de Barão Geraldo, Roberto Souza dá uma dica de como agir caso se encontre um caramujo: “O morador deve recolher o caramujo e colocá-lo na água com sal, sempre usando proteção nas mãos. Em duas horas o animal terá se dissolvido, depois é só jogar ele no lixo doméstico”.

Souza conclui afirmando que caso haja contato com esses animais deve-se procurar o centro de saúde mais próximo para que seja realizado os primeiros atendimentos seguidos de diagnóstico.FONTE:PORTAL BARÃO GERALDO

Um comentário:

  1. EU GOSTARIA DE SABER A ONDE EU VEJO A LISTAS DOS APROVADOS DE AGENTE DE SAUDE. EU VIZ A 2ETAPA NO GOLEGIO META E NUNCA CONSEGUIE VER O RESULTADO VIZ EM 2010

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO