/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE ESTÃO SENDO PREPARADO PARA ATUAR NO COMBATE Á MALÁRIA EM MANAUS



Combate à malária

Capacitação de agentes comunitários de saúde

Os 1,8 mil agentes comunitários de saúde (ACSs) da Prefeitura de Manaus estão sendo preparados para atuar no combate à malária, reforçando o trabalho que já é executado pelos agentes de endemias. Já passaram pela capacitação todos os agentes do Distrito de Saúde (Disa) da zona Leste. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira (14 a 18), a Secretaria Municipal dee (Semsa) dá início ao treinamento de 400 agentes que atuam na zona Norte. O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, diz que a meta é atingir todos os quatro Distritos dee de Manaus, até o final de outubro. O curso oferecido é o de Capacitação em Vigilância Epidemiológica da Malária. Saúd Saúd

Segundo o secretário Francisco Deodato, com a municipalização das ações de vigilância epidemiológica, os agentes comunitários de saúde passaram a realizar o trabalho que já é feito pelos agentes de endemias em suas áreas de abrangência, a exemplo da coleta de lâmina paraexame da malária. Durante a capacitação, os ACSs são orientados a fazer a coleta e encaminhar para a unidade mais próxima. A estratégia da Semsa visa identificar o doente mais cedo, antes mesmo que ele comece a transmitir a malária, e dar início ao tratamento pelo menos até 24 horas após o diagnóstico. “Queremos reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento e, com isso, interromper o ciclo de transmissão da malária”, observa Francisco Deodato.

A capacitação dos ACSs que ocorre na próxima semana será realizada sob a coordenação daerência de Vigilância em Saúde do Disa Norte. Eles vão receber treinamento em atividades deeducação e comunicação em saúde. Porém, a atividade mais importante refere-se àentificação do parasita da malária, através do exame da “Gota Espessa”. “A técnica da Gota Espessa é a mais utilizada e continua sendo o melhor método para a confirmação do diagnóstico específico da malária”, explica a enfermeira Rosana Xisto, gerente de Vigilância em Saúde do Disa Norte. De acordo com ela, a capacitação terá a duração de oito horas, com quatro horas dedades teóricas e quatro práticas.

O conteúdo programático inclui temas, como: Definição da Malária, Ciclo Evolutivo, Mecanismos de Transmissão, Diagnóstico e Tratamento, Epidemiologia da Malária, Prática e Coleta de Sangueem Gota Espessa. A programação acontecerá na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (avenida Noel Nutels, s/n, bairro Cidade Nova), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Informações: Três Comunicação

Contato: 3651-7126 / 3651-8568

Comunicação Semsa – 3236-8815

Reportagem – Roseane Mota / Eurivânia Galúcio:fonte: prefeitura de manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO