/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AGENTES DE ENDEMIAS EM AÇÃO CONTRA O MOSQUITO Aedes Aegypti.


Lira registra índice de 0,28 e norteia trabalhos de combate à dengue Na semana passada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (Liraa) que registrou 0,28 de infestação do mosquito transmissor da dengue em Campo Grande. É por meio do Liraa que o CCZ norteia os trabalhos de combate à doença, iniciados esta semana com a aplicação do novo larvicida químico Diflubenzuron repassado pelo Ministério da Saúde.

Os agentes de saúde percorreram os 74 bairros da cidade e os que apresentaram maior índice com 0,8 foram os bairros Nova Campo Grande e Jardim Panamá, localizados na região oeste. Em segundo lugar com maior índice, registrado 0,7, ficou o bairro Nova Lima, localizado na região norte.

A região central também alcançou índice de 0,6 nos bairros Bela Vista, Carvalho, Glória, Itanhangá Park, Monte Líbano e São Bento. Ainda de acordo com o levantamento, 15 bairros apresentaram índice de 0,5, 13 bairros atingiram o índice de 0,3, 13 bairros registraram índice de 0,2 e 24 bairros não apresentaram índice de infestação.

Programa - Criado em 2003 pelo Ministério da Saúde, o Liraa era realizado uma vez por ano em Campo Grande e, a partir do ano passado, começou a ser realizado a cada dois meses, seis vezes por ano. O levantamento não percorre os pontos estratégicos, que são ferros-velhos, borracharias e cemitérios. Os imóveis inspecionados são apontados por um programa do Ministério da Saúde, que seleciona de quatro em quatro quadras com intervalo amostral.

Fonte: PMCGG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO