/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Agentes Comunitários de Saúde de Apucarana, acompanharam a palestra com Altair Jacob Mocelin, chefe da Central de Transplantes de Londrina .

Apucarana: começa Semana de Doadores de Órgãos
Objetivo é incentivar e sensibilizar a sociedade para a importância da doação
Publicado em: 22/09/2009 08:42 fonte: Da /www.tribunadonorte.com/Redação
Foto: Sérgio Rodrigo
Apucarana: começa Semana de Doadores de Órgãos

Com promoção do Hospital da Providência, através da Central de Notificação e Capacitação de Doação de Órgãos (CNCDO), clubes de serviços e da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), teve início ontem (segunda-feira 21/09), em Apucarana, as atividades da Semana Nacional de Doadores de Órgãos e Tecidos. A abertura, que contou com a presença de diretores e funcionários do Hospital da Providência e do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), da diretora superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Claudia Romagnoli, vice-prefeito, Antônio Waldemar Garcia e da diretora geral da AMS, Maria Neusa Sousa de Oliveira, foi realizada na sede do Lions Clube Apucarana.

A Semana tem como objetivo incentivar e sensibilizar a sociedade para a importância da doação e, ao mesmo tempo, informar a sociedade e funcionários da área de saúde sobre os procedimentos tomados desde a captação até o transplante. O tema da campanha para este ano é "Doe órgãos. Doe Vida. Informe sua família".

Durante o evento o prefeito João Carlos de Oliveira relatou o recente falecimento do seu irmão, José Carlos de Oliveira, e a decisão da família em doar os órgãos. "Mesmo no momento de choque, de sofrimento pela perda brusca, a família foi consultada e decidiu por fazer com que sua vida continuasse em outras pessoas", disse João.

Na solenidade de abertura os agentes comunitários de saúde de Apucarana, acompanharam a palestra com Altair Jacob Mocelin, chefe da Central de Transplantes de Londrina que falou sobre a interiorização do trabalho de captação de órgãos, antes privilégio apenas das capitais e, mais especificamente hospitais universitários.

Na cidade as atividades serão realizadas até o dia 26 de setembro. No dia 27 é celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos. "Teremos a participação de profissionais de enfermagem e da comissão específica da instituição", detalha Maria Neusa Sousa de Oliveira da AMS.

Durante a semana, segundo explica Sônia Tizeu, coordenadora intra-hospitalar do Centro de Doação de Órgãos do Hospital da Providência, serão realizadas várias atividades como exibição de vídeos sobre a necessidade da doação de órgãos dentro do hospital, palestra sobre a visão da igreja em relação aos transplantes e no sábado, uma blitz será realizada na Praça Rui Barbosa com distribuição de panfletos e orientações aos cidadãos e motoristas sobre a doação de órgãos e transplantes.

Em todo o Brasil, mais de 60 mil pessoas estão na fila à espera de um órgão para transplante. Outras metas da central de transplantes de Londrina são: diminuir a fila de espera e proporcionar aos doentes uma vida melhor. Os agentes, que fazem o corpo a corpo com a população, são importantes mensageiros de informações que desmistifiquem e incentivem o ato de doar órgãos. O que pode ser doado são: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, ossos e pâncreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO