/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Secretaria de Estado de Saúde (SES), FAZ CAPACITAÇÃO PARA OS AGENTES DE SAÚDE ENVOLVIDOS NO COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE


Combate a dengue tem capacitação em Aquidauana A Gerência de Saúde e Saneamento (GESAU) promove na próxima semana em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), uma capacitação para os agentes de saúde envolvidos no combate e controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O curso será realizado de segunda (14) a sexta-feira (18) e será dividido em duas turmas uma no auditório da Escola Cejar e a outra no anfiteatro do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

De acordo com o diretor do Núcleo de Vigilância em Saúde, James Silveira, o principal objetivo desta capacitação é unir as ações voltadas à visita domiciliar, onde os Agentes fazem a eliminação dos criadouros do mosquito. "Como os ovos são resistentes por mais de 450 dias, isto colabora para sua proliferação", explica.

James lembra ainda, que a contribuição parte dos moradores é fundamental na realização dos trabalhos de combate e prevenção para que não ocorra a circulação dos vírus Den 1, Den 2 e Den 3 que já circulou em 2001 e 2007 em Aquidauana. "Como o mosquito se desenvolve em apenas 7 dias e a visita domiciliar ocorre de 60 em 60 dias, é muito importante que a população também faça a sua parte e procure evitar deixar água parada em sua residência, realizando inspeção semanalmente no quintal para evitar a proliferação", reitera.

Para o gerente de Saúde e Saneamento, Paulo César dos Reis, a capacitação dos Agentes irá colaborar para que os trabalhos sejam ampliados no município. "É um curso que faz parte de um conjunto de esforços que estamos fazendo para ampliar o combate ao mosquito e, consequentemente, evitar a ocorrência de casos de Dengue em Aquidauana", destaca o gerente
.fonte: ANASTÁCIO NOTICIAS.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO