/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estratégias para reduzir a mortalidade infantil os agentes comunitario de saúde que é a peça fundamental



Motta garante recursos para reestruturar postos de saúde

Estratégias para reduzir a mortalidade infantil consistem em capacitar os profissionais do PSF é os agentes comunitario de saúde que é a peça fundamental para reduzir a mortalidade infantil no Brasil.


Profissionais de saúde que atuam na 9ª microrregião participaram nesta sexta-feira (11), em Palmeira dos Índios, do Fórum Viva Vida, projeto faz parte de uma das estratégias para redução da mortalidade infantil, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento contou com a participação do secretário da Saúde, Herbert Motta e de técnicos da Sesau.

As estratégias de Alagoas para reduzir a mortalidade infantil consistem em capacitar os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), como os coordenadores de atenção básica, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de Saúde.

“O Lula pediu para reduzir em 5% a mortalidade infantil, só que o governador Teotonio Vilela Filho achou pouco e quer reduzir em 10% o índice de mortalidade infantil ao ano, pois não aceita que o estado de Alagoas seja considerado um dos piores do Brasil, perdendo para Pernambuco e Sergipe que são estados vizinhos e têm as mesmas condições que Alagoas”, afirmou Motta, acrescentando que 70% da mortalidade infantil são por causas evitáveis.

De acordo com o secretário, estão sendo construídos dois postos de saúde em Quebrangulo e que servirão como modelo no Estado. E R$ 10 milhões foram destinados, com contrapartida, para serem usados em aquisição de equipamentos e reestruturação de unidades básicas de saúde de 100 municípios alagoanos, exceto Maceió e Arapiraca. Além disso, foram entregues 50 ambulâncias cidadãs e 60 ainda serão entregues.

“Durante o fórum Viva Vida de São Miguel dos Campos um agente informou que andava 8 km por dia, e deu a idéia para que os agentes utilizassem bicicletas para o desenvolvimento de suas atividades nas comunidades, então o governador destinou recursos para que fossem compradas 5.200 bicicletas para serem usadas pelos os agentes comunitários de saúde”, relatou Motta, informando que será realizado um fórum em Maceió, que reunirá todos os municípios e premiará com recursos os 10 com melhores desempenho de metas.

Investimentos - Durante o Fórum Vida Vida realizado em Palmeira dos Índios, o governo do Estado anunciou recursos para recuperação de unidades de saúde, aquisição de novos equipamentos, ampliação de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda, durante o fórum foram entreguem motocicletas aos municípios, que serão usadas pelos os agentes de endemias.

Além disso, foi assinado um convênio na ordem de R$ 1,2 milhão para investimentos na recuperação e melhorias da rede básica de saúde. Outra ação realizada foi a entrega de cadeiras de rodas para pessoas portadores de necessidades especiais, atendidos no Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios.

O programa Viva Vida já reuniu mais de três mil profissionais entre gestores de saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de diversas cidades do interior alagoano. Em Palmeira dos Índios, participaram os técnicos dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Izidoro, Mar Vermelho, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo e Tanque D’Arc
FONTE:GAZETAWEB.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO