/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

VEJA O QUE ACONTECE COM OS ACS/ACE DE TODO BRASIL AGORA COM ACS ROBERTO


AGENTES DE SAÚDE RECEBERÃO TREINAMENTO DE PROGRAMA VOLTADO PARA EDUCAÇÃO EM DIABETES
Profissionais de saúde de Itanhaém - segunda cidade mais antiga do Brasil - receberão gratuitamente, no próximo dia 11 de setembro, um treinamento para utilização do programa “Mapas de Conversação”.

O objetivo é capacitar os participantes para aplicar essa ferramenta focada no diabético, que visa melhorar o entendimento e autocontrole da doença e aprimorar a interação entre pacientes e profissionais de saúde. Essa iniciativa acontecerá às 13h, como parte das atividades do Programa Municipal de Educação em Diabetes de Itanhaém, na sede da Secretária de Educação, Cultura e Esportes (Av. Condessa de Vimeiros, 1113, Centro).

Até o momento, mais de 300 agentes de saúde de 10 cidades do Brasil foram treinados. Ao longo desse ano, mais agentes de saúde de todo o país receberão treinamento para a aplicação do programa, que beneficiará muitos pacientes.

Lançado em novembro de 2008 pela indústria farmacêutica Eli Lilly, as ferramentas educacionais de mapas de conversação, foram criadas pela Healthy Interactions, líder global em educação em saúde, em parceria com a Federação Internacional de Diabetes/Europa e outros especialistas e líderes da área.

Por meio desse importante programa internacional, muitos dos cerca de 8 milhões de brasileiros portadores de diabetes em tratamento poderão ter acesso a um recurso inovador para auxiliá-los na superação dos desafios diários da vida com a doença. Essa iniciativa já foi lançada no Canadá e na Europa e está sendo introduzida na América Latina e na Ásia, em mais de 40 países, no decorrer deste ano.

Projetadas para utilização em pequenos grupos de três a dez pacientes, as ferramentas Conversation Map oferecem um envolvente e visual mapa interativo, o qual estimula perguntas que promovem um diálogo realista entre os pacientes diabéticos e os profissionais de saúde. Além disso, formam um nítido contraste com os métodos tradicionais de educação a respeito do diabetes, propiciando uma experiência dinâmica de aprendizado, totalmente diferente de qualquer outra conhecida e elaborada para levar a um melhor entendimento, maior interação entre pacientes e profissionais de saúde e mais eficiente autocontrole da doença.

As ferramentas dos mapas de conversação possibilitam aos pacientes uma compreensão melhor de que podem mudar condutas a fim de melhorar seu autocontrole da doença. Profissionais de saúde treinados facilitam as discussões, permitindo que os portadores de diabetes explorem fatos de saúde relacionados à doença e discutam tópicos relevantes entre seus pares.

Para saber mais a respeito do programa “Mapas de Conversação”, acesse www.diabetes.healthy.com.
Fonte ou Autoria é : Mari Angela Cavalheiro
09-Set-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO