/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 26 de setembro de 2009

Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis pelas ações diretas de conscientização do uso da água, atuando diretamente com as crianças nas escolas



Agentes do PESMS levam curso de fantoche para a comunidade de Alto Alegre dos Parecis - Foto


O município de Alto Alegre dos Parecis recebe, na próxima segunda-feira (28), a equipe de convênios do Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado, juntamente com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para mais uma etapa do Programa de Educação em Saúde e Mobilização social (PESMS). A comunidade local, que inclui professores, servidores e profissionais de diversas áreas, participa de um curso de manipulação e confecção de fantoche desenvolvido com o intuito de promover melhor disseminação das informações do Programa no município. A finalização dessa atividade está prevista para o dia 6 de setembro próximo com exposição de material e palestras educativas.
O curso de fantoche, na opinião da equipe técnica que desenvolve a atividade, tem sido o grande atrativo e objeto veiculador das informações do PESMS. “A importância do uso adequado da água, prevenindo contra os gastos excessivos e qualidade do produto, são temas que através das apresentações teatrais, como os bonecos, se tornam mais fáceis a visualização e compreensão. Principalmente as crianças, se divertem e aprendem com isso. Por isso, estendemos as oficinas para os interessados, também da comunidade, pessoas que tem contato com os mais diversos grupos”, argumenta a responsável pelo PESMS/DEOSP, Daniele Gonzaga de Assis.
A aplicação das oficinas de fantoche nos municípios de Guajará-Mirim, São Francisco e Porto Velho, segundo os coordenadores do Programa, pode ser considerada positiva e conseguiu obter sucesso em função da boa receptividade. As equipes de agentes comunitários são responsáveis pelas ações diretas de conscientização do uso da água, atuando diretamente com as crianças nas escolas. Por isso, segundo informações, a importância de uma boa preparação para o desenvolvimento das atividades.
O PESMS é coordenado pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado (Deosp), contando ainda com o apoio de gestores municipais e Funasa. O investimento total do programa, incluindo, além de Guajará-Mirim e Porto Velho, os municípios de Alto Alegre dos Parecis e São Francisco, supera a casa dos R$ 7 milhões em convênio firmado entre o Governo do Estado e Federal.

Fonte: Decom:fonte:www.rondoniaovivo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO