/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Confusão Com a Mudança de Banco Os agentes de saúde que se dirigiram àquela agência tiveram uma desagradável surpresa!


caixa-cef

Um princípio de tumulto chegou a se formar na manhã desta terça (22), na agência da Caixa Econômica Federal em Timon. Os agentes de saúde que se dirigiram àquela agência tiveram uma desagradável surpresa.

É que segundo eles, desde o dia 17 deste mês ( quinta feira passada ), o dinheiro para pagamento de seus salários está depositado naquela agência, bastando apenas que a Caixa transfira o mesmo para as suas contas.

Como é Que Volta Prá Casa ??

carroca-ambulance

Uma agente de saúde relatou que não saberia o que fazer, pois veio de carona da zona rural e não teria como voltar.

Outro que também trabalha na zona rural, conta que está na cidade desde sexta feira quando soube que o dinheiro estava depositado e que todo dia tem ido ao banco tentar retirar a grana.

Alguns afirmaram que a mudança das contas da prefeitura de Timon, do Banco do Brasil para a Caixa Econômica foi o grande causador da confusão.

Efetivação de Agentes – Mais Uma Promessa Não Cumprida


Dia 08 deste mês venceu o prazo que a prefeita estabeleceu para efetivação dos 341 agentes comunitários de saúde.

A data estipulada faz parte de uma promessa da prefeita Socorro Waquim feita aos Agentes de saúde. Segundo eles, a categoria tem cumprido todas as exigências feitas pelo governo municipal.

Comissão Discute Com o Governo

Uma comissão (mista) composta de três agentes comunitários, duas advogadas ( setor jurídico da secretaria de saúde ), do coordenador do Programa de Saúde da Família-PSF enfermeiro Leonardo e do secretário de saúde Neto Rêgo, tem conduzido as negociações.

Uma Multidão de Testemunhas

multidao

A luta pela efetivação é mais um episódio que coloca em cheque a credibilidade de Socorro Uaquim, já que em 30 de julho de 2007, no auditório da Casa da Cultura, perante um público de cerca de 500 pessoas, onde se faziam presentes o promotor Antonio Borges, vários vereadores, os deputados Federais Sétimo Uaquim (esposo) e Valtenir Pereira (PSB/MS) e todos os agentes comunitários de saúde, a prefeita declarou ‘ter certeza da efetivação dos agentes comunitários em Timon e que lutaria também pela efetivação dos agentes de endemias’.

Tolerância Zero !!

juiza-bate-o-martelo

A demora no cumprimento da lei ( emenda 51 ) que manda efetivar os agentes de saúde, aprovada em abril de 2006, conta com uma boa dose de tolerância do sindicato da classe.

Mas esse espírito de passividade dos agentes está com os dias contados. Eles afirmam que esperarão uma resposta positiva da prefeita até o final deste mês, quando então, as coisas terão desfecho nas barras da justiça, o Ministério Público.

Os 341 agentes de saúde, todos concursados, contam com uma espécie de ‘jurisprudência’ do que ocorreu em um município do estado do Mato Grosso, onde a efetivação dos agentes de lá, se deu por ação resultante junto ao Ministério Público local.

E os Agentes de Endemias (FNS) ??

agent-de-endemia

Essa é uma outra ‘batalha’ que a prefeita Socorro enfrenta. Os agentes de endemias, ou ‘a turma da FNS’, não estão contemplados pela lei que prevê a efetivação dos agentes de saúde.

Os agentes de endemias têm se mantido constante negociação, principalmente com a câmara de vereadores, através de uma comissão. Segundo o agente Dolamito - membro da comissão – a lei que versa sobre o assunto é contraditória em alguns pontos, pois ora ela afirma que ‘quem estiver no exercício da atividade até 14 de fevereiro de 2006, não estaria obrigado a se submeter a teste seletivo para o cargo’ mas logo adiante ela estabelece o referido teste como mecanismo único de acesso.

Lei Municipal Resolve

Ele relata ainda que já foi sugerido ao vereador Reginaldo Bom Clima, principal interlocutor entre eles e a Câmara, que fosse aprovada “uma lei municipal reconhecendo o tempo de serviço dos agentes de endemia” facilitando assim a efetivação.fonte:portal hoje noticia atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO