SAÚDE DO TRABALHADOR E DISCUTIDA EM ARAPIRACA DURANTE A CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS DO PSF QUE TRABALHAM NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMAILIA PARA DEPOIS PASSA O TREINAMENTO AOS AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE QUE É O ELO FUNDAMENTAL PARA FACILITAR A INDENTIFIÇÃO DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS TRABALHADORES.
Ações de promoção e proteção à saúde do trabalhador é o tema da capacitação realizada por técnicos do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que será finalizada nesta sexta-feira (11), em Arapiraca.
Durante o treinamento estão sendo discutidas ações de promoção e proteção à saúde do trabalhador, medidas que possam identificar quais os profissionais que estão em risco nos ambientes de trabalho, bem como orientações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Participam da capacitação enfermeiros que trabalham nos Programas de Saúde da Família (PSF’s) e técnicos que atuam no Cerest de Arapiraca e na Secretaria Municipal de Saúde do município.
Segundo a coordenadora do Cerest estadual, Teresinha de Jesus Gomes, o objetivo é difundir informações e desenvolver atividades para que o trabalho não se torne mais uma fonte de doença para o trabalhador. “O objetivo da capacitação é transformar esses profissionais em multiplicadores para que o conhecimento adquirido aqui possa ser repassado aos agentes comunitários para facilitar a identificação dos problemas enfrentados pelos trabalhadores“, afirmou Gomes.
A coordenadora do Cerest Arapiraca, Sandra Márcia, disse que além dos agravos de acidentes de trabalho, os agentes podem identificar quais as potencialidades das comunidades e registrar os fatores de risco, como exploração da mão de obra infantil, alcoolismo, drogas, poluição ambiental, dentre outros.
“Nosso objetivo é desenvolver um mapa falante com os agentes por meio de pesquisa sobre todos esses quesitos; a partir dessas informações vamos elaborar e desenvolver ações de prevenção a acidentes de trabalho e promoção da saúde. É preciso um verdadeiro exército parta sensibilizar o trabalhador“, informou.
FONTE: ALAGOAS EM TEMPO REAL.COM.BR por Ascom Sesau
o teinamento não foi com os agentes, mas para os ENFERMEIROS para depois passar para os agentes... será por que os agentes reunidos em um treinamento desse seria a oportunidade dos agentes cobrar a insalubridade e outros itens necessários ao trabalho dos acs???direitos que ainda não foram garantidos aos acs; os quais estão lutando na justiça para passar a receber.
ResponderExcluirRoberto você está de parabéns...
ResponderExcluirImagino como seria se pelo menos metade dos ACS
tivessem orgulho da profissao como vc tem, acredito que a ESF ja teria alcançado muito mais do foi almejado. Mais infelizmente como a grande massa os ACSs estao muito, muito mais preocupados com o próprio umbigo.
Um abraço, parabéns.