/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 5 de setembro de 2009

ACS ROBERTO INFORMAR JAQUES WAGNER ESTAVA EM SERRINHA BAHIA E ENTREGA FARDAMENTOS PARA ACS DA 12 DIRES





Governador cumpre extensa agenda em Serrinha sexta- feira (04) É ENTREGA KITS DE FARDAMENTO PARA OS ACS OS AGENTES COMUNITARIO DE CANSANÇÃO ESTAVAM -LA. ACS ROBERTO

Assinatura de convênio para a saúde, inauguração de praça e participação da benção aos vaqueiros

O governador Jaques Wagner na sua terceira visita oficial este ano a cidade de Serrinha mais uma vez conseguiu atrair uma grande multidão quando participou de três atividades na sede do município, nas áreas de saúde, infra-estrutura e turismo. O chefe do executivo estadual chegou por volta do meio dia de helicóptero no estádio Mariano Santana, acompanhado dos secretários Walter Pinheiro (Planejamento), Domingos Leonelli (Turismo), Rui Costa (Relações Institucionais) e Jorge Solla (Saúde), este já se encontrava na cidade aguardando a comitiva ao lado do prefeito Osni Cardoso, do deputado estadual Joélcio Martins e Braz Emanuel, diretor da 12ª Dires.

A primeira atividade aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde foi recebido por mais de 500 profissionais da área de saúde de toda a regional que abrange a 12ª Dires. Compareceram também os prefeitos Renato Souza (PP), de Coité, Joaquim Manoel (DEM), Quinjingue, José Albérico (PMDB) Retirolândia, José Almir (PR) Barrocas, e Gordo, Lamarão.

Wagner e Solla convidaram inicialmente alguns agentes de saúde para receberem kits de fardamento que ajudarão nas atividades de todos os 1500 profissionais que atuam no território do sisal.

Os kits de fardamento, que serão utilizados no trabalho cotidiano dos ACS, são compostos por três camisas modelo pólo, um boné e uma mochila. Ao todo, foram adquiridas para os ACS do estado da Bahia, 147,5 mil peças, sendo 88,5 mil camisas, 29,5 mil bonés e 29,5 mil mochilas, um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. Os recursos para aquisição dos kits são oriundos do Projeto de Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde, da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS).

De acordo com o Jorge Solla, o material vai melhorar as condições de trabalho dos agentes, que recentemente tiveram a situação trabalhista resolvida. “Até o ano passado, apenas 5% dos agentes comunitários de saúde tinham a situação trabalhista regularizada. Atualmente, esse índice é de 98%. Foi um avanço e tanto. Agora chegamos com o kit para melhorar o dia a dia desses profissionais”, disse Solla.

O diretor da 12ª Dires , Braz Emanuel garantiu que a presença do governador e do secretário Jorge Solla serviu para fortalecer o trabalho e contribuiu para que os agentes acompanhasse de perto as ações do estado, “essa é a marca que o governo da Bahia quer deixar, a 12 ª Dires também, pois, foram 1500 agentes que receberão kits que vai ser muito importante quando forem vistos pelas pessoas para facilitar a identificação e saber da importância dele no contexto da saúde, do estado, da região e de cada município, concluiu.

Também foram entregues capas para reservatórios de água, uma ação dentro do Programa Estadual de Controle da Dengue, e anunciada à entrega de três Farmácias Populares do Brasil, em Serrinha, Euclides da Cunha e Monte Santo.

O governador assinou juntamente com Solla e Osni Cardoso o convênio da ordem de R$1,5 milhão será investido na reforma e ampliação do Hospital Regional de Serrinha, que deverá dobrar a capacidade de atendimento, evitando que os pacientes, muitas vezes, tenham que se deslocar para Feira de Santana ou Salvador. O município também será beneficiado com a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF).

O prefeito Osni Cardoso disse que se sente quase que realizado, principalmente na saúde, pois o governo baiano tem assinado importantes ações para melhoria não só de Serrinha, como de todos os outros municípios que compõe a micro-região de Serrinha. Ele destaca a Samu que em breve estará atendendo a região sisaleira e a conquista mais recente, transformar o Hospital Municipal, situado as margens da BA-409 sentido Coité em uma unidade de saúde regional, que será importante para que as emergências não sejam deslocadas para cidades mais distantes e irá contribuir sobretudo para desafogar o Cleriston Andrade e até mesmo o HGE. "Rogamos que não haja precisão de ter que atender esses casos, mas se porventura precisar Serrinha dará todo o suporte com equipamentos de última geração.

Sobre a reforma e ampliação do hospital, o governador lembrou que, ao assumir o governo, a Bahia tinha a 4ª maior população e a 6ª maior economia do país. “Mesmo assim, éramos o estado com a 6ª pior saúde do Brasil. Por isso, estamos fazendo grandes investimentos nesta área”.

Desde o ano passado, o Governo do Estado já entregou o Hospital de Juazeiro, reformou e ampliou o Hospital de Irecê e até o fim deste ano vai entregar o de Santo Antônio de Jesus. Em Salvador está sendo construindo o Hospital do Subúrbio e, em Feira de Santana, o Hospital da Criança. “É uma verdadeira revolução na saúde do Estado”, enfatizou Wagner.

Protesto

O governador Jaques Wagner como qualquer outro lider, tem encontrado pessoas protestando com faixas e cartazes, no caso do petista geralmente as queixas são contra a forma que o governador vem tratando os opositores de sempre e "abandonando" os companheiros que iniciaram a caminhada juntos. Durante o ato na AABB desde quando se formou a mesa um cidadão abriu um faixa que dizia " Edilton Fagundes, 19 anos defendendo o PT, três candidaturas a vereador e reconhecimento 'zero' até os dias de hoje". No verso da faixa a frase diz " Este não é o PT que eu sonhava". O que ouve de positivo na história foi a liberdade que o cidadão teve para externar sua indignação, nenhum segurança do governo foi pedir que ele guardasse a faixa, como ocorreu em outros governos e o manifestante consegiui chamar a atenão do governador que fez um comentário daquela manifestação.

FONTE: CALILA NOTÍCIAS Por: Raimundo Mascarenhas / texto e fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO