/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS)



Agentes Comunitários de Saúde fazem capacitação




A equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) de Venâncio Aires se reuniu na tarde de quarta-feira com a nova coordenadora, enfermeira Virgínia Knies (foto). À frente do programa municipal desde o início do mês, Virgínia comanda 13 profissionais que realizam a cobertura preventiva de saúde na zona urbana e rural. O EACS, antes conhecido como Pacs, é um programa do Ministério da Saúde, pactuado e executado pelos municípios.

As prefeituras são as responsáveis pela contratação dos profissionais e execução dessa política de saúde. Virgínia Knies destaca que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos bairros e interior do município desde 1998. “Queremos priorizar a saúde da criança e o incentivo ao aleitamento materno, saúde da mulher, acompanhamento de gestantes, controle do diabetes e hipertensão arterial. Para isso, o programa propõe visitas domiciliares e ações educativas, tanto individuais como coletivas”, relata. Virginia Knies também destaca o foco ampliado às feiras de saúde e grupos de acompanhamento.

O secretário municipal da Saúde, Vilson Gauer, explica que os Agentes Comunitários de Saúde estão sendo frequentemente capacitados e orientados a realizar um trabalho de promoção à saúde, prevenção de doenças e vigilância. Quanto às áreas que ficaram sem profissionais, Gauer e a nova coordenadora Virgínia pedem a compreensão da população, afirmando que as comunidades continuarão sendo beneficiadas com o trabalho do EACS através de grupos, teatros, palestras e feiras.


Grupos criam a Associação de Corais

O salão Ruppenthal de Linha Brasil, interior de Venâncio Aires, foi palco da reunião dos presidentes de nove grupos corais do município, na última sexta (foto). O motivo do encontro foi a criação da Associação de Corais de Venâncio de Aires (Ascov), entidade sem fins econônimos, de caráter recreativo, cultural e educacional. A inciativa é do vereador Telmo Kist (PDT), também coralista. A eleição da diretoria está marcada para o dia 23, às 19h30, no mesmo local.

Curso ensina técnicas para produção de derivados do leite

Durante três dias, dez mulheres (foto) participaram do curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vale Verde, no pavilhão da comunidade evangélica. Os encontros promoveram as técnicas para a produção de derivados do leite. As participantes aprenderam a produzir queijo Minas frescal, iogurte cremoso, achocolatado, ricota, pasteurização da nata e doce de leite, entre outros.

Para a instrutora do Senar, Dione Quadros, o curso pretende melhorar a alimentação das famílias dos produtores rurais, que possuem a matéria-prima em suas propriedades e que não detinham os conhecimentos necessários para a produção de alimentos a partir do leite. As mulheres receberão certificado pela participação.


Feira do Peixe e do Artesanato acontece no dia 7

A Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Sinimbu, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promove no dia 7 de outubro uma Feira do Peixe e do Artesanato, a partir das 8h30, na Feira Rural, no centro da cidade. O objetivo da feira é estimular o consumo da carne de peixe e também buscar alternativas de renda aos produtores. Conforme o secretário Vanderlei Fredrich, no município é comum a realização da feira, mas somente na Semana Santa, sendo que agora a ideia é realizar no mínimo três por ano, propiciando alternativa de renda aos produtores que irão fornecer o peixe. A feira do dia 7 ainda será realizada pela Piscicultura Schneider, de Passo do Sobrado, em função de não haver estimativa da demanda. Nesse dia também haverá uma palestra com o objetivo de repassar técnicas e informações sobre piscicultura e montagem de um grupo de produtores para assumir a comercialização a partir do próximo ano.


Grupo Vivências pretende auxiliar pessoas com dependência

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Passo do Sobrado inicia hoje, às 13h30, o primeiro encontro do Vivências. O grupo tem por objetivo auxiliar pessoas com dependência química, familiares e ex-dependentes químicos, assim como aqueles que possuem vulnerabilidade ao álcool e outras drogas.

Os encontros ocorrem nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês para os dependentes químicos. E na segunda sexta-feira para os familiares dessas pessoas. As reuniões terão duas horas de duração, das 13h30 às 15h30, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde e Ação Social, e também em ambientes ao ar livre, favoráveis à prática de atividades.


Projeto Tecnologia recebe prêmio

O Centro de Educação Profissional (Cepro), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Sobradinho, vai receber o Troféu Voluntariado, na categoria Meio Ambiente. A conquista foi obtida por meio do curso Técnico de Informática que desenvolve o projeto Tecnologia Reciclada. O evento de entrega ocorre no dia 10 de outubro, no Clube Internacional Segredense, de Segredo, durante jantar festivo promovido pela ONG Você Mulher, que atua na região Centro-Serra.

O projeto foi executado na disciplina de montagem, manutenção e instalação, sob orientação do professor Neltor Antonio Y Castro Junior. A proposta é conciliar a formação profissional, por meio da prática para desenvolvimento das habilidades, com a formação de um técnico consciente de seu papel na sociedade e na preservação do ambiente.

Para desenvolver estas novas habilidades, foi proposto aos alunos coletar equipamentos de informática considerados como lixo, ou sucata eletrônica, e reciclá-los para que pudessem ser utilizados por entidades beneficentes. “Foi criada uma estrutura com pequenos laboratórios de informática, usando o modelo dos telecentros de inclusão digital, onde um computador atua como servidor e os computadores reciclados são terminais leves, baseado na distribuição GNU/Linux Suite Telecentro”, explica Castro Junior. Além disso, os alunos produziram alguns materiais de divulgação sobre os riscos e danos que o lixo eletrônico provoca no meio ambiente, chamando a atenção da comunidade da região Centro-Serra sobre o problema. Em torno de 50 computadores foram recuperados e encaminhados para entidades assistenciais escolhidas pelos alunos. Como ponto final do projeto, os resíduos gerados serão encaminhados para uma empresa especializada na destinação adequada desse tipo de material.


Câmara aprova prorrogação do Refim

A prorrogação do Programa de Recuperação de Créditos Tributários e não Tributários Municipal (Refim), recebeu aprovação unânime da Câmara de Vereadores de Vera Cruz segunda-feira. O Refim possibilita que contribuintes com menor poder aquisitivo tenham novamente condições de gerir sua situação financeira e também que o município consiga diminuir consideravelmente o saldo da dívida ativa. Desta forma, contribuintes que efetuarem o pagamento da dívida, em parcela única, até 30 de dezembro de 2009, ficam dispensados de 100% do valor da multa e dos juros. O pagamento também poderá ser efetuado de forma parcelada, com a primeira parcela até 30 de dezembro de 2009 e as demais em até 59 parcelas mensais e sucessivas. fonte:redacao@gazetadosul.com.brfonte:www.gazetadosul.com.br/

Um comentário:

  1. ola !!! Sou agente gostei muito do que li sobre vc..
    Parabens !!!! gostaria que vc entrasse em contato comigo quero tirar umas duvidas ..
    quem sabe vc pode me ajudar ..
    um abraço

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO