/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, comemorado no dia 04 de outubro!!!



Em homenagem ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, comemorado no dia 04 de outubro, o deputado estadual Carlos Martins (PT) apresentou a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará requerimento de congratulações.
Estes agentes atuam diretamente sobre as populações mais carentes do País. Por meio de ações individuais ou coletivas, o agente comunitário de saúde realiza atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do gestor local do SUS.


O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) é responsável por conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, identificando os problemas de saúde mais comuns e situações de risco ao qual a população está exposta.

Por outro lado compete ao Agente de Combate às Endemias executar os serviços de desinfecção em residências, para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos; desenvolver atividades inerentes ao combate à doença de Chagas, esquistossomose, dengue e outras doenças; proferir palestras em escolas públicas e associações comunitárias com a finalidade de melhorar os hábitos e prevenir doenças; zelar pela conservação dos materiais e equipamentos sob sua responsabilidade; atender às normas de segurança e higiene do trabalho e realizar outras tarefas.
“Estes agentes são a porta de entrada da saúde e do bem estar de grande parte da população paraense, é de fundamental importância a atuação deste profissional para evitar problemas futuros. Parabenizo os agentes, e acredito que o ministério da Saúde, junto com as administrações estadual e municipal, estão realizando um trabalho relevante na manutenção destes trabalhadores”, enfatiza Martins.
; FONTE:depcarlospt.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Boa noite, PARABÉNS PELO NOSSO DIA, AFINAL DE CONTAS TBM SOU ACS!
    ADRIANA
    TOBIAS BARRETO-SE

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo o seu blog, é muito legal.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO