/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Em Brasília, agentes comunitario de saúde levam, mais do que remédios!!!!




Agentes de comunitario de saúde viram bibliotecas ambulantes em Brasília


Em Brasília, agentes de saúde levam, mais do que remédios, um presente que faz bem para a alma. Eles também distribuem livros. O projeto foi criado há dois anos e só existe por causa da boa vontade de quem doa livros, de quem os distribui e de quem aceita o desafio da leitura.

De porta em porta, a missão é orientar as famílias, prevenir doenças. Mas, na maleta, nem sempre tem medicamentos, pelo menos não daqueles tradicionais, receitados pelos médicos. É outro tipo de remédio, sem efeito colateral e que faz muito bem para a cabeça: são livros. Agentes de saúde se tornaram bibliotecas ambulantes. Os livros, de mão em mão, se espalham tão depressa quanto a fama do projeto.

"Tanta dor, tanta mágoa, tanto ressentimento, tanta doença, tanta pobreza e, no entanto, o livro, a cultura vem abrir mente, vem abrir portas", comenta a agente de saúde Maria José de Jesus.

Amigos, vizinhos começaram a doar obras. Já são 560 títulos guardados na sede num cantinho improvisado em uma garagem.

"Tem Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade. Acho que nada substitui a emoção de pegar um livro e ler página por página. Cada página é uma emoção nova", comenta a agente de saúde Rosângela Tavares.

Aos poucos, muda a rotina da comunidade. Meninos que só saíam da frente do computador para jogar bola agora tem mais o que fazer nas férias. Não é que ler também pode ser divertido?

"É bom porque a gente lê livros e aprende mais", diz um menino.

A dona de casa Josefa dos Santos nunca ouviu tanta história na vida: "Elas ficam falando: ‘Vó, a senhora também não quer aprender também?' Eu falo que nunca vi gente velha aprender mais nada, né? fonte:www.emtemporeal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO