/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 5 de setembro de 2009

VEJA UM GIRO DE NOTICIAS SOBRE OS AGENTES COMUNITARIO DE SAUDE AGORA ACS ROBERTO INFORMAR


Idosos do Valentina são integrados a programação festiva do IPM E realizado por agentes comunitários de saúde

O trabalho realizado por agentes comunitários de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Doce Mãe de Deus, no Valentina Figueiredo, com um grupo de idosos ganhou o reforço do Instituto de Previdência do Município (IPM). A ideia é divulgar e incentivar os aposentados e pensionistas a participarem da programação oferecida pelo Centro de Convivência e Clube da Pessoa Idosa.

Há cerca de um ano, aproximadamente 20 idosos cadastrados na USF, na rua Felipa Lira Portela, nº 106, passaram a ser atendidos com atividades integrativas e palestras sobre alimentação e saúde. Uma iniciativa que nasceu do contato diário entre as agentes e os idosos que buscavam atendimento médico no bairro do Valentina II.

“Aqui, eles tem a oportunidade de trabalhar a coordenação motora, a memória e ainda se divertem. Eles se sentem vinculados e podem participar de um espaço para o diálogo, quando muitos não possuem a liberdade para conversar com a própria família. No grupo, os idosos não só aprendem, mas também transmitem muito conhecimento, esta é uma troca de experiências”, considera a agente de saúde e coordenadora do grupo, Estephany Oliveira.

E se os idosos já demonstravam total integração com estas atividades, a animação desta turma da terceira idade aumentou com a descoberta da programação do Centro de Convivência do IPM e do Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano Cabo Branco. Muitos nem sabiam da política de inclusão social e promoção na melhoria da qualidade de vidas desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

“Eu fiquei muito feliz em saber que existe um lugar onde somos tão bem tratados. Infelizmente, a sociedade nos enxerga como ‘velhos’, mas eu vi que no IPM, a gente se sente acolhida, bem cuidados, com uma série de atividades exclusivas para nós”, afirmou Beatriz Carneiro, 78 anos, que diz não ver a hora de conhecer o Clube da Pessoa Idosa.FONTE Secom-JP

Agentes comunitários iniciam últimas oficinas de formação em joão pessoa

Começou nesta quinta-feira (03), a segunda e última etapa do quarto módulo das Oficinas de Formação dos Agentes Comunitários de Saúde. Nesses dois dias, os Distritos I, II e V irão expor e avaliar os trabalhos apresentados durante o processo de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Com o tema "ACS: um educador popular em saúde", o módulo contou com quatro eixos: cultura, práticas integrativas e complementares e participação popular. Durante o encontro, os agentes são divididos em equipes que se revezam na apresentação e avaliação das atividades realizadas junto à comunidade.

O objetivo da Oficina de Formação dos Agentes Comunitários de Saúde de João Pessoa é qualificar o profissional que trabalha diretamente com o usuário, e a intenção da avaliação é aperfeiçoar os próximos treinamentos. O próximo passo será a solenidade de Certificação dos ACS, que será realizada pelo Centro Formador de Recursos Humanos – CEFOR, órgão regulador que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.fonte Secom-JP

Um comentário:

  1. Aqui na cidade do Rio de Janeiro, o ACS vive uma situação de humilhação. Até porque a nossa produtividade vai para os "profissionais de saúde" e nós continuamos a ganhar um humilhante salário mínimo e numa situção precarizada de trabalho e ainda por cima com salários atrazados. Por isso eu digo o ACS tem que se unir e não dividir.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO