/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

domingo, 13 de dezembro de 2009

Os mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde de todo o Brasil estão em festa!


Aprovada PEC391 em Segunda Votação!

Os mais de 300 mil Agentes Comunitários de Saúde de todo o Brasil estão em festa! Foi aprovada, em segunda votação na Câmara Federal, a Proposta de Emenda à Constituição 391/09 que regulamenta a profissão e estabelece um piso salarial de 930 reais. Essa é uma grande vitória, já que outras três propostas anteriores nem chegaram a ir para votação em Plenário.

Essa também é uma grande alegria para o deputado Raimundo Gomes de Matos, que acolheu a reivindicação dessa fundamental categoria profissional e elaborou a PEC, de maneira a não ser rejeitada nas Comissões Especiais que analisam as propostas antes de serem votadas em Plenário. O deputado sabe da importância do trabalho dos agentes para que o Brasil hoje possa se orgulhar de não mais ter índices de mortalidade infantil vergonhosos, como acontecia antes dos agentes entrarem nas casas das famílias brasileiras menos favorecidas.

Raimundo Matos sabe que a redução das mortes de crianças menores de 5 anos se deve à atuação dos Agentes de Saúde, que conscientizaram as famílias da necessidade de vacinar as crianças e das gestantes irem ao médico fazer o pré-natal. É assim, com ações simples, mas eficazes, que esses verdadeiros heróis conseguiram o que nunca havia sido possível antes em nosso país – levar os índices de mortalidade infantil a níveis aceitáveis pelos organismos internacionais.

Agora a PEC vai ao Senado para ser votada naquela casa, e se aprovada, então ser promulgada. Por isso é importante que a população mostre aos senadores que considera urgente essa aprovação, para que os agentes possam trabalhar com dignidade e segurança. Raimundo Matos continua a promover encontros com os Agentes de Saúde por todo o Ceará, para levar a eles seu apoio e saber deles quais suas maiores necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO