
O piso seria de R$ 930, mas depende da aprovação de lei complementar.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a carreira de agente comunitário de saúde e permite o estabelecimento de um piso salarial nacional para a nova categoria. Contudo, um salário mínimo nacional para essa carreira ainda precisa ser aprovado em projeto de lei complementar. A PEC vai ser agora promulgada pelo Congresso Nacional.
A relatora da PEC, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), comemorou a aprovação da matéria e disse que ela beneficia 300 mil agentes comunitários de saúde no país.
Saboya também é autora do projeto de lei complementar que regulamenta a carreira e estabelece o piso nacional para os agentes em R$ 930,00. “Esse projeto já foi aprovado no Senado e está tramitando na Câmara dos Deputados. Quando ele for aprovado lá, automaticamente os governos terão que reajustar o salário dos agentes em todo país”, comentou.
Cerca de 80 agentes comunitários de saúde ocuparam as galerias do plenário do Senado e comemoraram a criação de sua carreira cantando o hino nacional brasileiro. A senadora não soube informar o impacto financeiro da proposta aprovada pelo Senado. “Isso vai depender de cada localidade do país, porque os salários não são uniformes”, argumentou.
Esse piso salarial se aprovado,vai beneficiar só os ACS´s ou tbm os ACE´s???? Pois somos quase a msm categoria só se diferencia pelas funções que são específicas pelos cargos. Gostaria muito que nos beneficiassem, pois temos carencias e somos poucos valorizados.
ResponderExcluir