/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Encontro com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em São Domingos!

Zé Neto participa de encontro com ACS e ACE da regional Centro Leste

Agentes de 16 municípios estiveram no encontro


Encontro foi organizado pela Associação dos Agentes Comunitários de São Domingos com o apoio do Mandato da Luta


A convite da Associação dos Agentes Comunitários de São Domingos, o deputado estadual Zé Neto participou, nesta sexta-feira (04), do 9° Encontro Macro Regional do Sindicato Regional Centro Leste com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de 16 municípios da regional Centro Leste da Bahia.

O encontro que aconteceu na cidade de São Domingos e serviu para esclarecer dúvidas com relação à efetivação, sindicalização, piso salarial, plano de carreira, dentre outras.


A vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (CONACS), Lúcia Gutemberg, tratou a respeito da falta de informação da categoria e da dificuldade de comunicação entre os sindicatos e associações da classe.


O deputado Zé Neto lembrou que no encontro de Mairí ficou estabelecido um encontro com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, no sentido de viabilizar pelo menos um computador com acesso à internet para cada sindicato e associação da classe junto ao Governo do Estado. Segundo o deputado, a proposta já foi aprovada pelo governador Jaques Wagner que considerou a idéia muito boa para a integração da classe.

http://www.zeneto.com.br/galeriadefotos_imagem_g.php?imagem=admin/galeriadefotos/05-12-2009_12_31_441_.JPG
Outro ponto abordado pelo parlamentar foi à criação de uma linha de crédito especial, dentro do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, específica para os ACS e ACE. “Todos os sindicatos e associações de vocês deveriam fazer uma mudança estatutária, para prever a possibilidade de construção de casas, de realização de convênios com a Caixa Econômica, com Governo Federal, Estadual e Municipal para que pudesse promover habitação, programas sociais, eventos culturais e parceiras”.


Para finalizar, Zé Neto solicitou que do encontro fosse tirado às principais demandas, principalmente no que diz respeito a salário, além da elaboração de uma carta para que ele pudesse encaminhar aos prefeitos de cada município. “Vamos levar aos prefeitos a seguinte proposição: pagarem os R$ 651,00 e a insalubridade sobre esse mesmo valor. A partir de janeiro vamos fazer um roteiro para visitar, com os representantes dos sindicatos, todas as cidades que vieram aqui para este encontro para partir agora para a disputa institucional”.


Histórico

Reafirmando o compromisso de luta em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, o Mandato do deputado Zé Neto tem realizado um verdadeira marcha pelo interior da Bahia, dialogando com os sindicatos, associações e principalmente com os gestores municipais, com o intuito de fazer com que estes cumpram a legislação em vigor, contratando os agentes por meio da forma legal, desprecarizando os vínculos com as categorias em todo o Estado da Bahia, assim como garantindo-lhes maiores direitos.


A trajetória política do parlamentar se afina e se entrelaça com a história dos agentes de saúde da Bahia há quase 18 anos, período em que Zé Neto foi advogado da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana e da Federação Baiana dos ACS, lutando pela regulamentação da profissão e a garantia de permanência nos programas.

fonte:www.zeneto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO