/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Na tribuna, Fátima Bezerra defendeu a votação da PEC 391/09 em segundo turno pelo plenário.

http://www.liegebarbalho.com/coluna/imagens/fatima%20bezerra.jpg
Publicado em 08/12/2009 ås 06:00:

PEC dos Agentes de Saúde será votada na proxima semana

Impresso
Fonte: A+ A-

Os agentes de saúde poderão ter piso salarial nacional, com ajuda financeira da União a estados e municípios para o cumprimento do piso. Para que isso ocorra, a Câmara dos Deputados vai votar na próxima semana, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 391/09) que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios. Depois a matéria será enviada para apreciação do Senado Federal, também em dois turnos.

O texto aprovado na semana passada, por unanimidade, em primeiro turno, é o substitutivo da deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN). A principal novidade em relação à proposta original foi à inclusão no texto de ajuda financeira da União a estados e municípios.

A PEC tem o objetivo de garantir que o repasse do governo federal relativo aos agentes de saúde para as prefeituras seja usado, integralmente, no pagamento dos salários desses trabalhadores. No Brasil,são cerca de 300 mil. O repasse mensal hoje é de R$ 651,00 por trabalhador, mas muitas prefeituras usam esses recursos para outros fins.

Na tribuna, Fátima Bezerra defendeu a votação da PEC em segundo turno pelo plenário. “Fazemos um apelo ao presidente da Câmara, Michel Temer, bem como aos líderes partidários para que possamos votar a PEC dos agentes comunitários de saúde em segundo turno e encaminhá-la para o Senado”, disse.

De acordo com a parlamentar, a PEC “tem cunho social muito forte dado o papel que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias desempenham no contexto da saúde pública no país”, concluiu Fátima.

fonte:www.fatimabezerra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO