/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Zé Neto viaja quase mil quilômetros para dialogar com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Pé na estrada: Mandato da Luta vai à cidade de Gongogi dialogar com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Zé Neto dialoga com ACS's e ACE's em Gongogi

Publicada em 25/01/2010 ás 16:45hs

Comitiva de Zé Neto viaja quase mil quilômetros para ouvir demandas de ACS’s e ACE’s de Gongogi e região


O Mandato da Luta promoveu no sábado (23), na Câmara de Vereadores da cidade de Gongogi, uma reunião com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) das localidades de Aurelino Leal, Barra do Rocha, Ubaitaba e Gongogi, para ouvir e encaminhar as demandas locais. A comitiva formada por colaboradores do Mandato, contou ainda com a participação dos diretores do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias (SINDRACS/NE II), Marilda de Souza Ferreira, Antonio do Rosário e Wallace Oliveira.

O evento contou ainda com a participação do Presidente da Câmara de vereadores da cidade de Gongogi, José Antonio Kalid Sobrinho; dos vereadores Moisés Jesus da Silva e Adelino Santos de Jesus; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo César Santos e do presidente do Partido dos Trabalhores (PT) no município de Gongogi, Eudes Batista Siqueira.


Zé neto iniciou o encontro falando sobre sua luta de quase 20 anos ao lado dos ACS’s e ACE’s na cidade de Feira de Santana e das conquistas conseguidas junto ao governo estadual como, por exemplo, a aprovação pela Câmara Federal da PEC 391/09, que prevê o piso de dois salários mínimos mais gratificações para a categoria e que aguarda apenas a aprovação no Senado e a sanção presidencial para entrar em vigor.

http://www.zeneto.com.br/galeriadefotos_imagem_g.php?imagem=admin/galeriadefotos/25-01-2010_17_30_031_.jpg
O encontro tratou de condições gerais dos ACS’s e ACE’s da região e serviu como preparação para o grande encontro que será realizado nos próximos dois meses visando ampliar a mobilização em Brasília pela aprovação da PEC 391/09, bem como, a ampliação da luta pela Emenda Constitucional 29, que prevê mais recursos para a saúde, da lei n° 11.350/2006, que estabelece a regulamentação dos agentes como funcionários públicos municipais e da Emenda Constitucional 51/06, que garante a estabilidade desses profissionais.


Na ocasião, Zé Neto também dialogou com representantes dos condutores de transporte alternativo da região, no sentido de criar uma associação para que os condutores tenham acesso a programas como o Desenbahia, que concede linhas de financiamento, facilitando a vida desses trabalhadores, além de prestar esclarecimentos sobre a lei estadual 11.378, sancionada pelo governador Jaques Wagner em fevereiro, e regulamentada em novembro de 2009 através do decreto 11.832. A Lei dispõe sobre a organização, planejamento e fiscalização do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no estado.

O deputado comprometeu-se ainda em trabalhar para resolver o problema da demissão, sem preceito legal e de forma arbitrária, de dezenove profissionais, entre agentes de saúde e de combate às endemias do município de Gongogi. Por conta dessas demissões a região encontra-se bastante afetada, e segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Cesar Santos, quatro pessoas, que sofriam de hipertensão arterial, morreram por falta do acompanhamento dos agentes de saúde, além do registro de oitenta casos de dengue na região, sendo que destes, quatro foram de dengue hemorrágica, forma mais agressiva e até letal da doença.


"Levaremos esse caso imediatamente ao Ministério Público e ao Secretário de Saúde para que o mais rápido possível possamos reverter essa situação. No mais o encontro foi bastante positivo. Encerramos nossa visita à região no município de Aurelino Leal, onde foi possível articular com os ACS’s e ACE’s da localidade a ampliação da mobilização regional em torno dos temas e lutas para 2010", concluiu.

FONTE:http://www.zeneto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO