/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Encontro regional com agentes de saúde de 23 municípios baianos

Mandato da Luta promove encontro regional com agentes de saúde de 23 municípios baianos

Roque Onorato, Zé Neto e Lúcia Gutemberg

Publicada em 21/01/2010 ás 18:58hs

Evento irá discutir a situação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da região


O mandato do deputado estadual Zé Neto promove, no próximo sábado, 23, um encontro regional com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Gongogi, território do Médio Rio de Contas.

O objetivo do encontro é discutir a situação das categorias na região, esclarecer dúvidas com relação à efetivação, sindicalização, piso salarial, plano de carreira, dentre outras questões.

O salário previsto aos agentes atualmente é de R$ 465,00, somados à 20% de insalubridade mais 20% de ajuda de custo, o que totaliza R$ 651,00. O Governo do Estado faz o repasse desse valor para as prefeituras, mas, alguns municípios não têm repassado integralmente a quantia aos agentes, e esta tem sido a principal reivindicação dos ACS e ACE.

Estarão presentes representantes dos municípios de Aurelino Leal, Ubatã, Barra do Rocha, Ipiaú, Ubaitaba, Itapitanga, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Aiquara, Boa Nova, Dário Meira, Itagibá, Jitaúna, Manoel Vitorino, Aiquara, Apuarema, Jequié, Ibiratáia, Itagi, Itamari, Nova Ibiá e Gongogi.

Apoio - Zé Neto, que acompanha desde o início a luta desses profissionais, sempre fez questão de demonstrar seu apoio e afirmar que continuará trabalhando para que as categorias alcancem mais conquistas.

Para o deputado, a grande expectativa para 2010 é o estabelecimento de um piso salarial no valor de dois salários mínimos mais gratificações, projeto já aprovado pela Câmara Federal (PEC 391/09), que agora aguarda a aprovação no Senado e a sanção presidencial.

“Com a aprovação da PEC 391, demos um importante passo para efetivamente desprecarizar essas duas importantes categorias. Vamos agora esperar o presidente Lula sancionar a emenda”, declarou Zé Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO