/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A situação funcional dos Agentes Comunitários de Saúde, a falta de médicos e o atendimento na rede pública foram alguns dos assuntos abordados !

http://www.petropolisnews.com.br/BancoDeImagens/Image/hugo%20leal%200102.jpg

Convidado pela diretoria do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Petrópolis, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) esteve na sede da entidade nesta terça-feira (5). Na ocasião, o vice-presidente do Sindicato, Osmar Ferreira, o 2º. Tesoureiro, Jurandir da Costa Gonçalves e o diretor do Conselho Fiscal, André Ricardo de Souza Lima, fizeram uma explanação ao deputado sobre as reivindicações da classe.

A situação funcional dos Agentes Comunitários de Saúde, a falta de médicos e o atendimento na rede pública foram alguns dos assuntos abordados pelos sindicalistas durante o encontro.
Sobre os Agentes de Saúde, Hugo Leal informou que o piso de R$ 930,00 e o reconhecimento da categoria foram aprovados por unanimidade pelos deputados na Câmara. Quanto à contratação dos mesmos, de acordo com a lei em vigor, o deputado explicou que as administrações municipais fazem a seleção pública dos profissionais e autorizam as contratações através de outra instituição.
“O trabalho destes Agentes Comunitários na atenção primária de saúde e na questão do desenvolvimento social é extremamente importante junto à população das comunidades onde atuam. É uma classe que merece respeito e valorização”, disse Leal
.

Segundo portaria do Ministério da Saúde, algumas das atribuições do Agente de Saúde são: cadastrar as famílias por ele atendidas; diagnosticar suas condições de saúde e moradia; identificar as micro-áreas de risco, buscando soluções para os problemas junto às autoridades locais; realizar visitas domiciliares, em função da situação de saúde da família; atuar como animador no desenvolvimento coletivo da comunidade; atuar nas áreas de educação, identificando crianças fora da escola; atuar em ações humanitárias e solidárias, na busca de alternativas para geração de empregos, em situações de enchentes, seca e no combate à violência.


O deputado propôs a realização de um encontro promovido pelo Sindicato com os Agentes de Saúde onde apresentem um documento sobre os assuntos pertinentes à classe que precisem ser esclarecidos e analisados.

“Preciso de um histórico sobre a situação que eles se encontram aqui em Petrópolis. Assim poderei atuar junto à Câmara e ao Ministério da Saúde para que suas reivindicações venham a ser atendidas”, esclareceu Hugo Leal.
A diretoria do Sindicato da Saúde de Petrópolis se comprometeu a agendar para breve a reunião do deputado com a categoria.

fonte:www.diariodepetropolis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO