/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

domingo, 30 de agosto de 2009

AS PRINCIPAIS NOTICIAS DOS ACS/ACE DO BRASIL VEJA AGORA ACS ROBERTO INFORMAR

pegue o seu no Templatesdalua.comESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA PREPARA CURSO PARA 928 AGENTES DE SAÚDE DA CAPITAL
Por: Luciano Augusto

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, realiza amanhã (31), reunião ampliada com os responsáveis pela execução do Curso Técnico Agentes Comunitários de Saúde – Etapa Formativa 1 no município de Fortaleza.

São 928 Agentes Comunitários de Saúde de Fortaleza que iniciam a etapa formativa I a partir de setembro nas seis Secretarias Executivas Regionais. Estarão presentes à reunião o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, o secretário de Saúde de Fortaleza, Alexandre Mont’Alverne, a coordenadora da Atenção Básica de Fortaleza, Lídia Dias, a coordenadora do Sistema Municipal de Saúde Escola, Ana Paula Brilhante, os chefes da Atenção Básica dos Distritos de Saúde de Fortaleza, os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, os preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, a coordenadora da Educação Profissional, Ivanília Timbó e a equipe docente da ESP-CE.


Segundo a coordenadora estadual do Curso Técnico de ACS, Kilvia Albuquerque, a reunião é fundamental para que o curso seja apresentado aos gestores. Na ocasião, será explicado o papel da ESP-CE e do município para o sucesso da capacitação.
FONTE CEARÁ AGORA

PREVENÇÃO: Moradores ajudam no Mutirão contra a dengue em Teresina

Os moradores do bairro Macaúba, situado na zona sul de Teresina acordaram neste sábado (29), com o Mutirão de Combate a Dengue realizado pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Saúde. A atividade contou com o trabalho dos Agentes de Saúde e de Endemias, além de voluntários e representantes de entidades comunitárias locais.

Agentes de Saúde percorrem ruas no combate a dengue

O Agente de Saúde Antonio Carlos coordenador de uma das equipes revelou que as visitas aos domicilios consistem em explicações sobre os cuidados na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença. Os agentes entregaram tambem a cada morador panfletos informativos e sacos de coleta de lixo.

Agente de Saúde Antonio Carlos explica a moradora os cuidados com a dengue

A colaboração das famílias está contribuindo com o mutirão, apesar de encontrarmos algumas casas fechadas, as que encontramos moradores, a aceitação é bastante satisfatória, disse Antonio Carlos ao TV Canal13.com.

O carpinteiro João Santilho, 57 anos é um dos moradores que aguardava com expectativa a realização do mutirão. Para isso, contou que desde cedo recolheu todo o lixo que havia no quintal e colocou-o na frente da residência, como forma de facilitar o trabalho dos agentes.

João Santilho acordou cedo para ajudar no mutirão

“Acho importante essa ação, pois só podemos evitar a dengue com a prevenção. A prefeitura fazendo a sua parte de recolher o lixo, e nós, moradores também podemos contribuir com uma maior conscientização no combate a proliferação da doença", disse.

A doméstica Fátima Mendes, que há mais de quatro anos trabalho numa casa do bairro afirmou que é muito importante o Mutirão. Contudo, ela espera que não só hoje acontece esse trabalho de prevenção, mas também em outras ocasiões.

A estudante, Brenda, de apenas 14 anos, mostra conhecimento na hora de falar da importância de se evitar os focos do mosquito da dengue. “Cada pessoa deve se conscientizar de que para acabar com a dengue é preciso o envolvimento de todos os moradores. Se começarmos pela limpeza das nossas casas e quintais, conseguiremos impedir que a doença cresça no bairro’, disse a adolescente.

Adolescente destaca a importância de se combater a dengue

Os caminhões que trabalham na coleta do lixo nas ruas recolheram grande quantidade de objetos. Todo o material recolhido em seguida eram levado para o aterro sanitário. Os principais objetos encontrados são: garrafas, utensílios domésticos, brinquedos, peças sucateadas e grande quantidade de pneus velhos, entre outros. A expectativa é que mais de dez carradas de lixo serão recolhidos até o fim do dia.

Caminhão fica lotado de pneus velhos

A doutora Alzenir Moura Fé, Coordenadora do Programa Saúde da Família do bairro Macaúba disse que a idéia da realização do Mutirão da dengue surgiu para impedir que os poucos casos que existem na área não se multipliquem.

“Temos tido a preocupação de fazer esse trabalho periodicamente apesar de constatarmos a diminuição dos casos da doença no bairro”, revelou. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, nos primeiros três meses deste ano, foram registrados 532 casos de dengue em Teresina.

Mais fotos:

Fábio Brito
29/08/2009 12:36h FONTE TV CANAL 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO