SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ministro da Saúde recebe a CONACS e dá um importe passo rumo à regulamentação do Piso Salarial Nacional

A CONACS dá um importe passo rumo à regulamentação do Piso Salarial Nacional. Nessa quinta-feira, a CONACS foi recebida pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha acompanhado de toda sua assessoria.

O Ministro Padilha abriu a reunião que acredita que só com o “trabalhador forte teremos um SUS forte” e demonstrou estar afinado com a discussão do Piso Salarial e de maneira muito tranqüila conduziu a reunião com os representantes da CONACS e por mais de 2 horas apresentou propostas, idéias, ouviu com atenção as propostas da categoria e as discutiu, sinalizando de forma muito positiva sobre a proposta da implantação escalonada do Piso Salarial apresentada pela CONACS.

RESUMO DAS PROPOSTAS E DISCUSSÃO APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE


O Ministério levará em consideração as deliberações das diversas instâncias de negociação do SUS, e sugeriu a imediata criação do COMITÊ DE DESPRECARIZAÇÃO DOS VÍNCULOS EMPREGATÍSSIOS DOS TRABALAHDORES DO SUS, sendo acatada a proposta da CONACS em ser criado dentro desse Comitê um GT (grupo de trabalho) para aprimorar a proposta do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE;
Implantação em parceria com a CONACS e outras entidades de uma Pesquisa Nacional em que se levará em consideração o levantamento de dados como:
O nº exato de ACS e ACE em atividade, sexo, idade, e a formação;
Quais as condições de trabalhos, vínculo empregatício, salário, etc;


O Ministro acentuou que considera um desafio a regulamentação do Piso Salarial Nacional da categoria, e que no processo de discussão temos que resolver questões como:
Regulamentação da Emenda 29, pois a solução para mais recursos para a Saúde depende da aprovação dos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional;


O consenso com os representantes dos Gestores Municipais;
Apoio de todos os Líderes partidários no Congresso Nacional;
DO POSICIOAMENTO DA CONACS

Com o objetivo de concluir a discussão do Piso Salarial Nacional, a CONACS apresentou ao Ministro Padilha a proposta de escalonamento do Piso Salarial, apresentou números esclarecedores sobre o impacto financeiro e principalmente, sugeriu que a discussão do Piso Salarial acontecesse a partir do encaminhamento do PL do Executivo à Câmara de Deputados.

Segundo a Presidente da CONACS Ruth Brilhante: “Sabemos que a regulamentação do Piso Salarial é uma discussão que envolve vários fatores, mas será muito mais fácil encontrar uma solução com o PL do Governo na Câmara de Deputados, fato que servirá inclusive para nos inserirmos de uma vez na mobilização de regulamentação da EC 29 e abrir um canal de diálogo com os gestores”.

DOS ENCAMINHAMENTOS

Entre os principais encaminhamentos extraídos da reunião entre a CONACS e o Ministério da Saúde,
temos:
Criação do Comitê de Desprecarização, com a participação efetiva da CONACS;
Criação do GT específico para discutir a regulamentação do Piso Salarial, a partir das propostas de escalonamento apresentadas pela CONACS, os números apresentados pela CNM e os PL’s que se encontram em tramitação na Comissão Especial do PL 7495/06
PRÓXIMOS PASSOS

Nova reunião com o Ministro Saúde está marcada para o dia 02/08, e estarão presentes os Parlamentares membros da Comissão Especial. A CONACS deverá pedir ao Relator e demais Parlamentares que insistam na proposta de que o Governo encaminhe o seu PL para que a discussão avance na Comissão Especial. Essa é a condição para a categoria efetivamente se mobilizar na aprovação da regulamentação da EC 29.


fonte: conacs

2 comentários:

  1. Caros leitores, a mesma marmelada que os agentes caíram na campanha de presidente, correm o risco de cair ano que vem, nas campanhas de prefeito e vereadores. na campanha de presidente o piso ia sair, e todos estavam empenhados etc. Dilma foi eleita, a regulamentação do piso salarial não saiu e agora vésperas de ano eleitoral até a CONACS que havia desaparecido do mapa aparece de repente?
    é mais uma estratégia de eleger ou reeleger a bancada do governo, às custas dos mais 300.000 cabos eleitorais iludidos e que tem acesso a 100% do eleitorado brasileiro(ace e acs).
    LEIA E ENTENDA O QUE ESTOU FALANDO:
    http://cosmomariz.blogspot.com/2011/05/piso-salarial-nacional-dos-agentes-de.html

    ResponderExcluir
  2. roberto quero lhe fazer uma pergunta sou ACS e quero saber se somos funcionario do estado ou se ainda somos municipais meu nome e liberata e faço parte do quadro efetivo dos ACS de cristalina GO aguardo resposta ok

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO