/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 4 de junho de 2011

Edilene Amaral disse... Tenho a maior alegria de te dizer que o Senador Álvaro Dias postou no blog dele o apoio à insalubridade dos ACSs do Brasil



Eu iniciei a minha vida na carreira de servidora pública como ACS, sou da turma pioneira de Belém, por este motivo recebi a chance do Serra,quando Ministro da Saúde, através do PROFAE e consegui chegar a Tecnica de Enfermagem, mas o meu carinho pelo ACS permanece, e sei de todas as injustiças pelas quais eles passam.

São profissionais remunerados pelo Governo Federal, mas as prefeituras se utilizam deles para tudo que inventam. Aqui em Belém , utilizam até para manchetagem dos serviços sociais…E graças ao Blog Olho de Mulher a ACS Janaina não foi vitima de demissão por ter se negado a entregar a ficha do peixe que a prefeitura distribuiu na semana Santa. Na hora de perceber que eles andam debaixo do sol, expostos aos raios que promovem câncer de pele, em contato com a Leshamaniose, tuberculose, HIV, as prefeituras saltam de banda e não querem pagar 20% de insalubridade para eles.


Na região norte estes ACS atravessam rios, enfrentam os perigos da selva, da malária, da febre amarela e até da sucuri( quem sabe onde a bicha tá quando o barquinho passa por cima?) Fora tudo isto ainda atravessam os lugares violentos do RJ e de SP. Encaram, rua acima rua abaixo , o frio da região Sul,que fragiliza seus sistemas respiratórios. E isto não é levado em conta? Por que apenas os médicos, as enfermeiras, os técnicos em saúde, os cirurgiões dentistas e seus auxiliares conseguem – depois de um certo barulho- a insalubridade, de acordo com o Anexo 14 da NR 15 ? Somos nós menos fortes que o ACS? O ACS por acaso tem um sistema imunológico de super herói? Não, queridos…Eles não têm.

Ao invés de muitos políticos se preocuparem apenas com os preconceitos que estão no auge ultimamente, homofobia e variações linguisticas ( Kit Gay, PL 122 e Livro Por uma vida Feliz) deveriam também colocar na tribuna que o ACS não pode sofrer o preconceito da hierarquia, por que é tão membro da equipes dos programas do Ministério da Saúde, do Governo Federal, quanto qualquer médico que esteja fazendo os PSFs deste Brasil.

Não à desigualdade! Não aceito ser considerada melhor que o meu amigo ACS. Peço ,encarecidamente, ao Senador Álvaro que leve o caso à tribuna do Senado e mova a sensibilidade da Presidente, por que muitos são os deputados que usam esses profissionais como grupo especial , brincam de fazer projetos de leis para eles, depois que a mídia fotografa o deputado e ele vira o queridinho dos ACSs do seu estado, tudo que era para o bem do ACS dorme na gaveta do Congresso.
OS ACSs estarão em Brasilia dias 8, 9 de junho…Em busca do piso salarial de 2 salários minimos.


Recomendo que quem deseja saber as lutas desses profissionais recorra ao Blog do meu amigo ACS Roberto…Neste blog você verá como eles têm lutado.

É tão grande a luta deles! Vale a pena, Senador Álvaro, oferecer o seu apoio, ser um parceiro e seguidor do blog do Roberto para o senhor estar sempre por dentro do que está acontecendo com eles.

Abrace a causa

Obrigada por nos ajudar.

Grande abraço

fonte:Domitila Belém

Um comentário:

  1. Roberto,

    Fique atento à ajuda do Álvaro Dias. Sei de quem estou falando,por que conheço o trabalho serio do senador Álvaro, e conheço a bondade do coração dele.
    Sei que você estará em Brasília, se você passar pelo Senado e quiser conhecer o senador Álvaro Dias, não tenha timidez. Tenho certeza que ele, estando no gabinete, terá um imenso prazer de conhecer vocês.
    Leve para o meu amigo Álvaro um grande abraço.
    Ala Senador Nilo Coelho, Gabinete 10

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO