/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeita de Colniza entrega uniformes a agentes de endemias



Nas fotos, a prefeita Nelci Capitani, com a secretária Sônia e o biólogo Jonathas na entrega de uniformes aos agentes de combate a endemias.

A prefeita Nelci Capitani, acompanhada da secretária Municipal de Saúde, Sônia Aparecida da Silva, realizou na tarde desta segunda-feira (30/05), a entrega de dois conjuntos de uniformes para cada agente de combate a endemias em Colniza e nos distritos, totalizando 40 conjuntos para uso dos servidores.


Os conjuntos são compostos de calça, camisa, jaleco, dois bonés e bolsa e os uniformes foram fabricados com material contendo repelente para os insetos que os agentes combatem, garantindo maior segurança para os servidores durante o trabalho.


O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Jonathas Jackson Arruda de Carvalho explicou sobre o uso do material – equipamento de proteção individual, denominado de EPI, padronizado e que identifica os servidores nas visitas domiciliares e em campanhas de combate aos mosquitos transmissores da dengue e da malária.


A secretária Sônia Aparecida lembrou da preocupação da Administração Municipal em dotar os servidores que atuam a campo de um uniforme padrão e de qualidade, que atenda suas necessidades e protege de picadas dos mosquitos que tem a missão de combater.


O coordenador geral de controle a campo e tratamento de casos de malária, Mauro Camilo Pasqualoto explicou que os uniformes são destinados a 10 agentes em Colniza; quatro agentes no Guariba; um agente efetivo no Roosevelt e cinco agentes no distrito de Três Fronteiras.


A prefeita Nelci Capitani elogiou o trabalho da equipe da Saúde, notadamente dos agentes de combate à dengue, pelos resultados obtidos este ano, com o registro de apenas 48 casos no Município, contra quase 600 casos em 2010, um trabalho exclusivo dos profissionais que atuam nesse departamento no Município.


Em relação à malária, desde o ano passado o Colniza deixou de ser o município do Estado com maior incidência de infestação da doença, reduzindo em mais de 80% os casos na cidade e no distrito do Guariba, até o Roosevelt, ficando apenas o número maior com o distrito de Três Fronteiras.


Este ano, em cinco meses, foram registrados cerca de 300 casos, o que significa uma redução de até 40% no período. “O problema maior da malária em Três Fronteiras é muito grande o trânsito de pessoas para o garimpo e o difícil acesso a elas e à própria mineradora para combater o transmissor”, afirmou Pasqualotto.
Nelci agradeceu o empenho dos agentes de combate a endemias e afirmou que eles passam a trabalhar com equipamentos apropriados e mais seguros na função.


“Como não registramos nenhuma notificação por dengue em abril e maio, já podemos comemorar um índice que conseguimos graças aos esforços de vocês e dos agentes de saúde e vamos continuar conscientizando as pessoas no combate ao mosquito da dengue”, afirmou a prefeita.


Depois da entrega dos uniformes, a prefeita foi convidada a participar de um lanche da tarde com os agentes e a equipe da Saúde
.

Veja mais fotos:





Autor: Fotos e Textos: Elvio Lopes
Fonte: O NORTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO