SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CNTSS X CONACS ( ORGULHO E VAIDADE ACIMA DA LUTA DA CATEGORIA)


AMIGOS ACS E ACE DO BRASIL,


O ASSUNTO QUE VENHO TRAZER A TONA HOJE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA CATEGORIA.
TODOS SABEM DA MINHA IMPARCIALIDADE COM RELAÇÃO A NOSSA LUTA PELO PISO NACIONAL; ESTIVE NA MOBILIZAÇÃO DA CNTSS EM MARÇO DESTE ANO, EM JUNHO E EM JULHO NO DA CONACS E RELATEI COM O MESMO PESO E CRITÉRIOS OS EVENTOS DAS DUAS ENTIDADES. PORÉM, SEMPRE GRIFEI A NECESSIDADE DAS DUAS UNIREM FORÇAS.
PRIMEIRO PORQUE NOTEI QUE A CNTSS ENTROU NESSA HISTÓRIA MEIO PERDIDA NAS INFORMAÇÕES E NINGUÉM MELHOR PARA TIRAR AS DÚVIDAS DO QUE OS REPRESENTANTES DA CONACS, QUE JÁ ESTÃO NA LUTA A MUITO TEMPO; SEGUNDO PORQUE A CNTSS TEM MAIS PODER DE ARTICULAÇÃO COM O GOVERNO, JÁ QUE A CONFEDERAÇÃO É DO PT, PARTIDO DA PRESIDENTA DILMA.
A CONACS TEM MAIS PODER DE MOBILIZAÇÃO E A CNTSS DE ARTICULAÇÃO.
GENTE, QUERO DEIXAR CLARO AQUI QUE NÃO ACHO QUE A CNTSS ESTÁ SENDO OPORTUNISTA ENTRANDO NA HISTÓRIA AGORA, POIS OS COORDENADORES DESTA CONFEDERAÇÃO QUE ESTÃO NA FRENTE DESSAS NEGOCIAÇÕES SÃO AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS DE VÁRIOS LUGARES DO BRASIL E QUEREM ESSA REGULAMENTAÇÃO TANTO QUANTO QUALQUER UM DE NÓS. MAS SEMPRE DEIXEI CLARO EM TODOS OS LUGARES QUE PASSEI, INCLUSIVE NA MINHA CONVERSA COM O FERNANDO CÂNDIDO CNTSS/AL QUANTO COM A DR ELANE ALVES DA CONACS QUE ESTA DIVISÃO ESTÁ PREJUDICANDO A CATEGORIA, POIS ESTÁ CAUSANDO DIVISÃO DA MESMA. ALÉM DE A FALTA DE INFORMAÇÃO DA CNTSS PODER ACABAR PREJUDICANDO NAS NEGOCIAÇÕES MESMO QUERENDO AJUDAR.
EX: A CNTSS DIZIA QUE A EC 63 CORRIA RISCO DE SER BARRADA DEPOIS DE TODA A REGULAMENTAÇÃO POR VISTO DE INCONSTITUCIONALIDADE, POIS A LEI TERIA QUE VIR DO EXECUTIVO E NÃO DO LEGISLATIVO; E ESTAVA LEVANDO ISSO A TODAS AS REUNIÕES COMO SE A EC 63 ESTIVESSE TRATANDO DE VALORES. MAS A EC 63 NÃO TRATA VALORES, O PISO DE DOIS SALÁRIOS ESTÁ INCLUÍDO NO   Projeto de Lei 7495/06do Senado, que regulamenta as atividades dos agentes e cria cargos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A LUTA DA CONACS É JUSTAMENTE PARA A DILMA FAZER E ENVIAR O PROJETO DE LEI PARA VOTAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA EC 63.
ESSAS INFORMAÇÕES ATRAVESSADAS DA CNTSS PODE SER MUITO PREJUDICIAL NAS NEGOCIAÇÕES E ATRAPALHAR AO INVÉS DE AJUDAR. PORÉM, ESTAMOS FARTOS DE TANTA ENRROLAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO E MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA A CRIAÇÃO DESSE PISO. CADA HORA É UMA DESCULPA, É UM JOGO DE PING-PONG QUE ESTÃO FAZENDO COM OS ACS E ACE DO BRASIL.
FIQUEI SABENDO E AINDA VOU CORRER ATRÁS DE CONFIRMAÇÃO, QUE A EMENDA 29 ESTÁ PARA SER VOTADA ATÉ SETEMBRO E QUE O MINISTRO DISSE QUE ERA INDISPENSÁVEL A APROVAÇÃO DA MESMA PARA TER DE ONDE TIRAR O RECURSO PARA O PAGAMENTO DO PISO.
A IDÉIA É DE ESPERAR-MOS ATÉ SETEMBRO E CASO OCORRA A APROVAÇÃO DO MESMO E AINDA CRIEM OUTRA DESCULPA, ORGANIZAR-MOS UM GRANDE MOVIMENTO PARA PARTIRMOS PARA UMA GREVE NACIONAL.
PARA QUE SEJA POSSÍVEL ESSA GREVE NACIONAL LEGALIZADA JUDICIALMENTE, PRECISARÍAMOS DA CNTSS.


O ORGULHO E A VAIDADE ACIMA DOS INTERESSES DA CATEGORIA




 


QUANDO TEVE O MOVIMENTO DA CNTSS E EU ESTAVA PRESENTE, O COORDENADOR DA CNTSS FERNANDO CÂNDIDO, SABENDO DA PRESENÇA DE RUTH BRILHANT E DA ELANE ALVES EM BRASÍLIA, RESOLVEU PEDIR A DEP. FÁTIMA BEZERRA PARA ARTICULAR UMA CONVERSA ENTRE ELES. MAS A CONACS SE RECUSOU A DIALOGAR.


EM CONVERSA COM A ELANE, NO DIA 8 E JULHO A MESMA ME RELATOU QUE A DIRETORIA DA CONACS SE REUNIU E PROIBIU QUE ELA E A RUTH CONVERSASSEM COM A CNTSS SEM A PRESENÇA DE TODA A DIRETORIA E QUE A POSTURA DA DIRETORIA É POR MEDO DA CNTSS TOMAR O MÉRITO DE TER CONSEGUIDO A REGULAMENTAÇÃO DA EC 63 DEPOIS DE TODA A LUTA DA CONACS PARA MESMA. MAS QUE  E QUE SE A CNTSS ENVIASSE UM OFÍCO PEDINDO ESSA REUNIÃO QUE ELAS ACEITARIAM.






















NESTE MESMO DIA LIGUEI PARA O FERNANDO CÂNDIDO E RELATEI PARA ELE ESTA POSTURA DA CONACS PARA A POSSÍVEL ABERTURA DE DIÁLOGO E ELE ME DISSE QUE ENVIARIA UM OFÍCIO À CONACS PEDINDO ESSA REUNIÃO.


JÁ ESTAMOS NO PRINCÍPIO DE AGOSTO, E O JOGO DE EMPURRA CONTINUA.
RESOLVI ENTÃO ENVIAR UM EMAIL PARA O FERNANDO CÂNDIDO PERGUNTANDO SOBRE O OFÍCIO. 


O QUE ESCREVI FOI ISSO NESSA MANHÃ DE HOJE:


Fernando, a última vez q te liguei, você ficou de mandar um ofício pra conacs para tentar se reunir com a mesma. Ainda acho de extrema importância q esta reunião aconteça. Gostaria de um retorno seu sobre esse assunto. Aguardo resposta. Abraços!


E O FERNANDO ME ENVIOU ESSA RESPOSTA:



Pri, como vai?
O ofício teria que ser descutido na CNTSS, mas a CONACS pediu ao Senador Humberto Costa para participar da audiência pública no Senado que solicitamos. A resposta da assessoria do Senador foi que só poderia liberar se nós permitíssemos, e nós dissemos que não tinha nenhum problema, contanto que a CONACS marcasse uma reunião conosco, no entanto isso não aconteceu. Deixo claro que estamos abertos ao diálogo, mas não somos  nós que estamos com resistência. Outro exemplo disso foi que encontramos com a Lúcia da FEBACS e com o Manoel da Federação de Pernambuco, dissemos que precisámos unir forças, mas, até agora eles não tomaram nenhuma iniciativa para o diálogo.
É muito importante registrar que fazemos uma política de olho no olho, sem sensacionalismo, sem oba oba, portanto para nos unir a qualquer movimento é necessário que tenhamos a oportunidade de dizer a qualquer pessoa ou entidade que queira unir forças e se aliar a gente que nossa política é essa.
No mais, gostaria de te parebenizar pelo blog, e sobre tudo pela sua imparcialidade, abraços!

A MINHA HUMILDE OPINIÃO:



ESTÁ CLARO PRA MIM QUE TANTO A CNTSS QUANTO A CONACS ESTÃO OLHANDO  MAIS PARA SEU PRÓPRIO UMBIGO E PREOCUPADOS MAIS COM A POLÍTICA DE CADA UM DO QUE COM OS INTERESSES DA CATEGORIA. 
A VONTADE DA CATEGORIA É QUE O PISO SAIA, QUE A EC 63 SEJA REGULAMENTADA, QUE ESSE CABO DE GUERRA ACABE, POIS JÁ ESTAMOS CANSADOS DE TANTA ENRROLAÇÃO.
MUITOS COLEGAS JÁ DEIXARAM CLARO A IMPORTÂNCIA DESSAS DUAS ENTIDADES UNIREM FORÇAS PARA LUTAREM EM PROL A CATEGORIA, MAS O ORGULHO E VAIDADE DE AMBAS NÃO ESTÁ DEIXANDO NEM QUE FAÇAM UMA TENTATIVA DE DIÁLOGO PARA QUE ISSO ACONTEÇA.
ACHO UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO COM A CATEGORIA ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO. 

AFINAL DE CONTAS ESTAMOS LUTANDO COM QUAL OBJETIVO???

COM O OBJETIVO DE REGULAMENTAR A EC 63 E DAR UMA CONDIÇÃO JUSTA DE TRABALHO PARA OS ACS E ACE DO BRASIL OU COM O OBJETIVO DE VER QUEM SE DESTACA MAIS POLITICAMENTE PARA AS PRÓXIMAS E FUTURAS ELEIÇÕES?

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, NA MINHA OPINIÃO, É QUE A BATALHA PELO PISO NACIONAL, AGORA VIROU BATALHA PELO DESTAQUE NACIONAL. QUE A VONTADE DE APARECER POLITICAMENTE ESTÁ ACIMA DOS INTERESSES DA CATEGORIA, POIS TODOS SABEM QUE QUEM CONSEGUIR FAZER COM QUE A DILMA ENVIE O PROJETO PARA SER VOTADO GANHARÁ O APREÇO E TALVES OS FUTUROS VOTOS DOS ACS E ACE DO BRASIL.

CONVERSEI COM VÁRIOS AGENTES ESPALHADOS PELO BRASIL E TODOS QUE CONVERSEI ESTÃO ESPERANDO UMA ATITUDE  COM RELAÇÃO A ESTA SITUAÇÃO, POIS CONCLUÍMOS QUE A UNIÃO DE FORÇAS VAI AJUDAR MUITO NAS NEGOCIAÇÕES DO NOSSO PISO.

VAMOS VER QUEM VAI SER O PRIMEIRO CAPAZ DE ENGOLIR A VAIDADE E DAR O PRIMEIRO PASSO, POIS NÓS ACS E ACE ESTAMOS CANSADOS DE TANTA ENRROLAÇÃO E POLITICAGEM.

ESTÁ LANÇADO O DESAFIO, ESPERO QUE ENTENDAM O RECADO E QUE OS COLEGAS DO BRASIL APROVEITEM OS SEMINÁRIOS ESTADUAIS PARA CONTINUAR BATENDO NESSA TECLA. POIS A GUERRINHA ENTRE A CNTSS E A CONACS SÓ TEM A PREJUDICAR A CATEGORIA A CADA DIA MAIS.

DEIXO CLARO MAIS UMA VEZ QUE VOU CONTINUAR POSTANDO SOBRE OS EVENTOS DA CNTSS E DA CONACS, POIS MEU OBJETIVO É A REGULAMENTAÇÃO DA EC 63, PELO BEM DA CATEGORIA, INDEPENDENTE DE QUAL CONFEDERAÇÃO VAI CONSEGUIR A MESMA. 

ESPERO DE CORAÇÃO QUE CONSIGAM ISSO JUNTAS, MAS INFELIZMENTE NÃO 
ESTÁ NAS MINHAS MÃOS FAZER COM QUE ISSO ACONTEÇA.


ESTÁ DADO O RECADO E ABERTO O DIREITO DE RESPOSTA PARA AS DUAS ENTIDADES E OPINIÕES DOS COLEGAS DO BRASIL.


ACE PRISCILA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO