/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 20 de junho de 2015

A Câmara dos Deputados promulgação da lei que instituiu o piso salarial de R$ 1.014 para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias na expectativa de reajuste do piso salarial nacional

Agentes de saúde comemoram na Câmara conquista da categoria 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (16), sessão solene de homenagem ao aniversário de um ano da promulgação da lei que instituiu o piso salarial de R$ 1.014 para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias de todo o país. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que representou a bancada do PCdoB na homenagem, parabenizou a categoria. 


Agência Câmara
A Câmara dos Deputados fez homenagem ao aniversário de um ano da promulgação da lei que instituiu o piso salarial dos agentes de saúde. A Câmara dos Deputados fez homenagem ao aniversário de um ano da promulgação da lei que instituiu o piso salarial dos agentes de saúde. 
“A luta por um piso salarial foi justa, pois esses agentes comunitários são o exército civil da saúde, defensores do SUS (Sistema Único de Saúde). Eles vão aonde ninguém vai para reidratar uma criança em desidratação, para ajudar no combate a doenças crônicas como hipertensão, para prevenir as doenças dos idosos. Eles enfrentam as dificuldades da violência na periferia das grandes cidades e a dificuldade de acesso aos locais mais longínquos do território brasileiro. Por isso, esses profissionais merecem todo o nosso apoio e agradecimento”, disse a deputada.



A parlamentar fez parte da comissão especial que analisou o plano de carreira e o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e, ao lado da bancada comunista, lutou pela instituição dos direitos da categoria.


“Somos aliados dos agentes comunitários de saúde, porque eles têm direito a ter sua carreira e um piso salarial. É um piso pequeno, mas que dá dignidade a esses profissionais que trabalham no dia a dia, de sol a sol, nos nossos municípios”, avalia a deputada.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2013, havia 256,1 mil agentes comunitários de saúde atuando em 5.424 municípios. A estimativa da Pasta é que eles sejam responsáveis pelo acompanhamento de 125 milhões de pessoas atendidas pelo programa Saúde da Família (PSF).

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO