/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 24 de julho de 2010

Lula recebe carta dos Agentes de Saúde e diz que vai se empenhar para resolver o problema da categoria.


Presidente diz ter muito apreço pela categoria e reconhecer sua importância para a saúde do país





A convocação dos Agentes de Saúde de toda a Bahia - idealizada pelo mandato do deputado estadual Zé Neto e articulada juntamente com os deputados federais Walter Pinheiro e Lídice da Mata e o ex sub-secretário da Saúde da Bahia, Amaury Teixeira - alcançou êxito absoluto. A mobilização conseguiu reunir aproximadamente mil e quinhentos profissionais vindos de quase 200 municípios em Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (23).

“Estamos no caminho certo. O presidente Lula recebeu a Carta e fará todo o esforço possível para em agosto remetê-la ao Congresso Nacional”, disse Zé Neto, principal proponente da ação que levou Roque Honorato, Agente de Saúde do município de Valença e símbolo da categoria no Brasil, juntamente com associações e Lucia Gutemberg, a passarem às mãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Lula, o documento que solicita o encaminhamento do Projeto de Lei n º 6.111/2009 à Câmara dos Deputados durante a primeira semana de esforço concentrado no Congresso Nacional para votação de projetos, que vai de 3 a 5 de agosto.

Além da entrega da Carta, Lula recebeu Zé Neto nos camarins do Segundo Encontro Nacional da Agricultura Familiar, o qual foi até Feira de Santana para prestigiar, e tratou mais detalhadamente da questão dos Agentes. Na fala do presidente o mesmo deixou claro ao deputado seu apreço pela categoria e o reconhecimeno de sua importância para a saúde do país, além de ter exposto que já havia pedido à Casa Civil um acompanhamento minucioso do assunto.

“Devemos ter cuidado para não mandar para o Congresso um mandacaru e voltar um porco espinho, já que o Congresso anda muito melindroso e, em período eleitoral, a situação fica ainda mais delicada. Transmita aos Agentes, companheiro, que, de minha parte, não haverá medição de esforços”, disse Lula, reafirmando seus empenhos para resolver os gargalos da categoria.

Zé Neto relatou que o presidente reconheceu a existência de dificuldades com relação ao Tribunal de Contas da União e os municípios no que tange os impactos financeiros que a aprovação do PL pode provocar, mas que o Governo Federal não tem medido esforços para encontrar uma saída para proporcionar aos Agentes de Saúde mais essa vitória.

O deputado ainda lembrou que foi durante o Governo Lula que a Emenda Constitucional nº 51, que trata da regulamentação das atividades desempenhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), entrou em vigor.

Ainda na atual gestão foi aprovada a Emenda nº 63, para a qual se busca regulamentação através do PL 6.111/2009, que prevê, além do piso salarial e do plano de carreira, a criação do Curso Técnico dos ACS e ACE, determinando, entre outras coisas, o prazo de cinco anos para a conclusão da implantação desses cursos para os profissionais em atividade, garantindo ainda o reconhecimento do adicional de insalubridade de 20% a 40%.

2 comentários:

  1. SERÁ, UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMM SEI Ñ .
    ESTÁ COM MEDO LULA DE FALAR A REALIDADE, OU Vsa EXCEL. ESTÁ COM MEDO DA NOSSA REAÇÃO, OU MELHOR MINHA FÉ EM TI JÁ ERA .
    Ñ ADIANTA PROMETER DIANTE DA CATEGORIA E SE ESCONDER NAS ASA DOS PREFEITO E FAZER O Q ELES QUISERREM, CUIDADO SOMOS....
    300,000 ACS/ACE X 5,565 PREFITOS



    DE QUE LADO FICARÁ, VC ESCOLHE, VC DECIDE .....

    AGOSTO ESTÁ CHEGANDO E NOSSO PISO NDA.



    OLHA AS PESQUISA, AINDA PODES MUDAR SÓ DEPENDE DE Vsa Excel.







    SE NOS APOIAR, NÓS O APOIAREMOS, MAS SE Ñ JÁ SABE, ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  2. ROSANE CORDEIRO DO AMARALdomingo, 02 janeiro, 2011

    A BIBLIA RELATA , QUE A JUSTIÇA DOS HONENS SAO FALHAS E INJUSTAS ,MAS A DE DEUS E JUSTA E PERMANECERA PARA TODO SEMPRE.ROSANE CORDEIRO DO AMARAL

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO