/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeito de Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) José Carlos do Pátio (PMDB) efetivou, na noite desta quinta-feira (14), 290 acs/ace


Pátio efetiva 290 agentes de saúde


Prefeito de Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) José Carlos do Pátio (PMDB) efetivou, na noite desta quinta-feira (14), 290 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias no setor público do município. Desde a gestão passada profissionais e lideranças atuavam para a efetivação do quadro de políticas de prevenção do setor. A nomeação por processo seletivo público e a melhoria das condições de trabalho da categoria têm sido um dos focos de atuação do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Agentes de Saúde e de Combate a Endemias.


A presidente da associação dos profissionais, agente de saúde Dinorá Magalhães, solicitou do prefeito e da categoria que invistam em qualificação profissional. Zé do Pátio relatou que "vai bancar a capacitação dos agentes de saúde e de combate a endemias". Dinorá disse que os servidores públicos precisam ter formação em alimentação e em biologia para atuarem com orientação junto a famílias. "Se tivermos conhecimento profundo vamos melhorar a condição do diabético, do hipertenso e o crescimento e saúde das crianças e idosos". O deputado federal exemplificou o trabalho além da saúde dos agentes, ao serem conselheiros de questões da família e orientar as pessoas a buscarem outros direitos.


Valtenir disse que já está com a coleta de 200 assinaturas de parlamentares na Câmara dos Deputados para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) a fim de garantir um piso nacional da categoria não menor que dois salários mínimos.


A PEC deve incluir ainda aposentadoria especial para os agentes e adicional de insalubridade. "A aposentadoria de vocês não pode ser igual de quem trabalha em escritório. Vocês enfrentam sol, poeira. Quanto de vocês começaram a trabalhar e não usavam óculos e agora também têm câncer de pele?". Além da estabilidade funcional, a partir de agora, os profissionais vão ter garantias, como por exemplo, o direito de ter acesso a linha de crédito para casa própria, segundo convênio que o prefeito assinou nesta sexta-feira (15) com o Banco do Brasil.


fonte: gazeta digital

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR OS ACS DE RONDONOPOLIS E O PREFEITO POR ESTA ATITUDE DE EFETIVAR MEUS COLEGA DE PROFISSÃO.AKI EM CUIABÁ SOMOS + DE QUATROCENTOS ACS E O NOSSO QUERIDO PREFEITO CHICO GALINDO AINDA NÃO TOMOU ESSA ATITUDE DE RESPEITO COM A NOSSA CLASSE QUE TRABALHAMOS NO SOL.CHUVA O ANO TODO SERVINDO A NOSSA POPULÇAO SOFRIDA.

    ResponderExcluir
  2. deveria efetivar tambem os seletista da saúde feito no dia 06/06/2011 para contrato temporário, seria muito bom.

    ResponderExcluir
  3. queria pedir ao josé carlos do pátio nosso prefeito para efetivar tambem esse seletivo da saúde de rondonópolis.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO