/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu uma comitiva formada pela deputada Fátima Bezerra (PT),

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu uma comitiva formada pela deputada Fátima Bezerra (PT), mais outros 11 deputados federais, e representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ASC) e de Combate a Endemias (ACE), na última terça-feira, 22, para dar continuidade ao debate sobre o texto do projeto de lei que vai regulamentar o piso salarial nacional dos ACS/ACE. A deputada Fátima é a relatora dos projetos (PL 7495/06 e apensados) que tratam da regulamentação da Emenda Constitucional (EC 63/2010).

Segundo a deputada, está sendo debatido um texto consensual para que o projeto de lei seja apresentado pelo Poder Executivo e votado na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar. Caso a proposta fosse aprovada como está, a matéria será considerada com vício inconstitucional. "Nossa expectativa é de que, até o dia 30, o governo envie o projeto de lei para que o aprovemos por unanimidade e, assim, darmos um passo fundamental rumo a uma política de valorização salarial e profissional dos mais de 300 mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o País.", afirmou Fátima Bezerra.

Os principais pontos ainda em debate com o governo federal e a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), é sobre o valor do piso proposto, de R$ 1.020,00; o escalonamento do prazo para pagamento do valor integral; a exigência de ensino médio para o exercício da função; o reajuste anual do piso indexado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); o prazo para votação do projeto, entre outros.

Todos esses pontos estão sendo negociados, no entanto, a deputada Fátima destacou que a comissão especial não abre mão de votar o projeto antes do início do recesso parlamentar, que começa em 15 de julho deste ano.

2 comentários:

  1. Olá Roberto,
    Meu nome é Maria do Socorro Monteiro, sou ACS em
    Brasilia e gostaria de me colocar a disposição para lutar pelo piso nacional e pela mudança de regime a nivel naional. Nos já conseguimos aprovar a mudança de regime no Senado Federal e agora o projeto seguiu para a Camara Federal, espero que seja votado ainda em Fevereiro.
    Estou a disposição, basta entrar em contato através do email - msmmonteiro@click21.com.br.
    Abraços,
    Maria do Socorro

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto, sou ACS de Medina, Vale do Jequitinhonha. MG. Estamos trabalhando sem receber o incentivo. Que Deus nos abençõe nesta luta. Bjssssssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO